Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Almeida, M. (2016). Programas políticos do poder autárquico para o desenvolvimento do território em Portugal. XI Colóquio Ibérico de Estudos Rurais.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Almeida,  "Programas políticos do poder autárquico para o desenvolvimento do território em Portugal", in XI Colóquio Ibérico de Estudos Rurais, Vila Real, 2016
Exportar BibTeX
@misc{almeida2016_1714892475025,
	author = "Almeida, M.",
	title = "Programas políticos do poder autárquico para o desenvolvimento do território em Portugal",
	year = "2016",
	howpublished = "Outro",
	url = "http://xicier2016.utad.pt/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Programas políticos do poder autárquico para o desenvolvimento do território em Portugal
T2  - XI Colóquio Ibérico de Estudos Rurais
AU  - Almeida, M.
PY  - 2016
CY  - Vila Real
UR  - http://xicier2016.utad.pt/
AB  - O despovoamento atinge a maior parte do país. Em nome da racionalização dos serviços públicos muitos territórios ficaram desprotegidos e aumentaram as desigualdades de acesso a serviços e a condições mínimas de sobrevivência, o que só pode ser combatido com políticas públicas centralizadas em conjugação com as estratégias locais, escolhidas de acordo com os interesses de cada concelho. Partindo da hipótese de que as elites locais são essenciais para promover o desenvolvimento, aumentar as capacidades produtivas e estimular as atividades económicas e a criação de emprego, coloco as seguintes questões: qual o papel o poder local no desenvolvimento sustentável do território e na sua dinâmica? Quais as estratégias dos representantes eleitos e da sociedade civil para atrair investimento, força de trabalho e financiar a economia local? Quais as diferenças entre os projetos para os municípios rurais e urbanos? Analisam-se os programas políticos dos presidentes das câmaras e os projetos postos em prática pelas autarquias. 
ER  -