Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Caetano, António, Junça Silva, A., Ferreira, M. C. & Mendonça, H. (2016). Bem-estar, florescimento e engajamento. In H. Mendonça, M. C. Ferreira, E. R. Neiva (Ed.), Análise e Diagnóstico Organizacional – Teoria e Prática . (pp. 295-318). S. Paulo: Vector.
Exportar Referência (IEEE)
A. Caetano et al.,  "Bem-estar, florescimento e engajamento", in Análise e Diagnóstico Organizacional – Teoria e Prática , H. Mendonça, M. C. Ferreira, E. R. Neiva, Ed., S. Paulo, Vector, 2016, pp. 295-318
Exportar BibTeX
@incollection{caetano2016_1714244800584,
	author = "Caetano, António and Junça Silva, A. and Ferreira, M. C. and Mendonça, H.",
	title = "Bem-estar, florescimento e engajamento",
	booktitle = "Análise e Diagnóstico Organizacional – Teoria e Prática ",
	year = "2016",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "1ª",
	pages = "295-295",
	publisher = "Vector",
	address = "S. Paulo",
	url = "https://www.vetoreditora.com.br/produto/1992424/analise-e-diagnostico-organizacional-teoria-e-pratica"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Bem-estar, florescimento e engajamento
T2  - Análise e Diagnóstico Organizacional – Teoria e Prática 
AU  - Caetano, António
AU  - Junça Silva, A.
AU  - Ferreira, M. C.
AU  - Mendonça, H.
PY  - 2016
SP  - 295-318
CY  - S. Paulo
UR  - https://www.vetoreditora.com.br/produto/1992424/analise-e-diagnostico-organizacional-teoria-e-pratica
AB  - O desenvolvimento da pesquisa na área da psicologia organizacional positiva, verificado nas últimas décadas, tornou evidente o papel da saúde integral e das emoções positivas na vida pessoal e no desempenho dos indivíduos, bem como no funcionamento das organizações. Alguns autores têm enfatizado a necessidade de se investigar e aprofundar teorias, estudos e aplicações práticas acerca das características, estados e comportamentos positivos dos indivíduos nas organizações (e.g., Bakker & Schaufeli, 2008). Por exemplo, Silva (2002) enfatiza a importância do conceito de saúde integral no contexto da psicologia da saúde ocupacional positiva. O autor salienta que as organizações devem preocupar-se não só com a ausência de sintomas dos seus trabalhadores mas devem agir para a promoção e prevenção e dos mesmos. São estas ações e preocupações com a saúde integral que têm emergido como um novo paradigma da psicologia da saúde ocupacional positiva. Esta perspetiva enfoca os fatores de proteção à saúde, aquilo que transforma ou melhora as respostas aos fatores envolvidos no processo de saúde-doença. Ainda, no contexto desta abordagem, salientam-se três construtos interrelacionados que têm sido objeto de inúmeros trabalhos teóricos e empíricos: o bem-estar, o florescimento e o engajamento.
ER  -