Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Saleiro, Sandra Palma (2009). Transexualidade e Transgénero em Portugal: Dois ‘vazios’ em debate. X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais.
Exportar Referência (IEEE)
S. M. Saleiro,  "Transexualidade e Transgénero em Portugal: Dois ‘vazios’ em debate", in X Congr.o Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Braga, 2009
Exportar BibTeX
@misc{saleiro2009_1714299120995,
	author = "Saleiro, Sandra Palma",
	title = "Transexualidade e Transgénero em Portugal: Dois ‘vazios’ em debate",
	year = "2009",
	howpublished = "Outro",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Transexualidade e Transgénero em Portugal: Dois ‘vazios’ em debate
T2  - X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
AU  - Saleiro, Sandra Palma
PY  - 2009
CY  - Braga
AB  - Contrastando com um crescente interesse da comunidade científica internacional acerca das temáticas da transexualidade e do transgénero a que se tem vindo a assistir sobretudo a partir de meadas da década de 1990, em Portugal persiste um “vazio” na investigação sociológica, e mais genericamente no conjunto das ciências sociais, acerca desses fenómenos. Partindo do projecto de investigação “Transexualidade e transgénero: identidades e expressões de género”, desenvolvido no CIES-ISCTE com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pretende-se, assim, com a presente comunicação, contribuir para a discussão de realidades que têm estado ausentes das ciências sociais em Portugal. 
Começaremos, pois, pela tentativa de identificação de pistas que permitam enquadrar e compreender esta ausência da transexualidade e do transgénero enquanto fenómenos merecedores de estudo por parte da sociologia e das ciências sociais em Portugal. 
Por outro lado, numa altura em que no país vizinho entrou recentemente em vigor uma Lei de Identidade de Género que é generalizadamente reconhecida como uma das (senão a) mais avançadas leis no que se refere aos direitos e protecções das pessoas transexuais, em Portugal constata-se um “vazio” também neste aspecto. Face a este outro “vazio”, avançaremos para a reconstituição do panorama da transexualidade e do transgénero em Portugal, não só a nível jurídico, mas também dos cuidados médicos e do movimento associativo onde se incluem – o LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros).

ER  -