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Dias, N. (2016). O corpo em cena: antropologia e raça. Orden Visual, orden social. Racismo, imágenes y relaciones.
N. S. Dias, "O corpo em cena: antropologia e raça", in Orden Visual, orden social. Racismo, imágenes y relaciones, Cidade do México, 2016
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TY - CPAPER TI - O corpo em cena: antropologia e raça T2 - Orden Visual, orden social. Racismo, imágenes y relaciones AU - Dias, N. PY - 2016 CY - Cidade do México AB - O estudo da diferença, tanto étnica como cultural, está nos fundamentos do saber antropológico. Todavia, o processo pela qual a diferença começa a ser observada, nomeada e exibida é um processo localizado historica e culturalmente, à partir do qual se podem delinear linhas de continuidade e de ruptura. Torna-se assim possivel analisar o processo visual de constituição da diferença racial, através de coleções e de imagens, e os seus pressupostos teóricos e epistemológicos. A partir de que momento e em que configuração epistemológica a diferença racial começa a ser digna de menção, enquanto anteriorment não o era? Porque é que o facto de ver conduz à exigência téorica e metodologica de dar a ver, ou seja de expôr? A partir do momento em que o processo de constituição da diferença é inseparável das modalidades da sua visualização, torna-se indispensável analisaro os laços estreitos que unem o estudo da diferença racial à constituição de coleçoes e de espaços fisicos reservados ao exercicio do olhar, museus, galerias. ER -
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