Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Dias, N. (2016). O corpo em cena: antropologia e raça. Orden Visual, orden social. Racismo, imágenes y relaciones.
Exportar Referência (IEEE)
N. S. Dias,  "O corpo em cena: antropologia e raça", in Orden Visual, orden social. Racismo, imágenes y relaciones, Cidade do México, 2016
Exportar BibTeX
@misc{dias2016_1766451277400,
	author = "Dias, N.",
	title = "O corpo em cena: antropologia e raça",
	year = "2016",
	howpublished = "Outro",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - O corpo em cena: antropologia e raça
T2  - Orden Visual, orden social. Racismo, imágenes y relaciones
AU  - Dias, N.
PY  - 2016
CY  - Cidade do México
AB  - O estudo da diferença, tanto étnica como cultural, está nos fundamentos do saber antropológico. Todavia, o processo pela qual a diferença começa a ser observada, nomeada e exibida é um processo localizado historica e culturalmente, à partir do qual se podem delinear linhas de continuidade e de ruptura. Torna-se assim possivel analisar o processo visual de constituição da diferença racial, através de coleções e de imagens, e os seus pressupostos teóricos e epistemológicos. A partir de que momento e em que configuração epistemológica a diferença racial começa a ser digna de menção, enquanto anteriorment não o era? Porque é que o facto de ver conduz à exigência téorica e metodologica de dar a ver, ou seja de expôr? A partir do momento em que o processo de constituição da diferença é inseparável das modalidades da sua visualização, torna-se indispensável analisaro os laços estreitos que unem o estudo da diferença racial à constituição de coleçoes e de espaços fisicos reservados ao exercicio do olhar, museus, galerias. 
ER  -