Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Resende, R., Coroado, L., Lopes, A., Sacadura, R., Teixeira, M. H., Eloy, S....Dias, M. S. (2016). Plataforma Web-BIM para gestão de instalações de um campus universitário. In Azenha, M., Martins , J. P., e Granja, J. (Ed.), 1º Congresso Português de Building Information Modelling. (pp. 501-511). Guimarães: Universidade do Minho.
Export Reference (IEEE)
J. R. Resende et al.,  "Plataforma Web-BIM para gestão de instalações de um campus universitário", in 1º Congr.o Português de Building Information Modelling, Azenha, M., Martins , J. P., e Granja, J., Ed., Guimarães, Universidade do Minho, 2016, pp. 501-511
Export BibTeX
@inproceedings{resende2016_1764915521095,
	author = "Resende, R. and Coroado, L. and Lopes, A. and Sacadura, R. and Teixeira, M. H. and Eloy, S. and Dias, M. S.",
	title = "Plataforma Web-BIM para gestão de instalações de um campus universitário",
	booktitle = "1º Congresso Português de Building Information Modelling",
	year = "2016",
	editor = "Azenha, M., Martins , J. P., e Granja, J.",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "501-511",
	publisher = "Universidade do Minho",
	address = "Guimarães",
	organization = "Universidade do Minho",
	url = "https://ptbim.org/outras-edicoes/"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Plataforma Web-BIM para gestão de instalações de um campus universitário
T2  - 1º Congresso Português de Building Information Modelling
AU  - Resende, R.
AU  - Coroado, L.
AU  - Lopes, A.
AU  - Sacadura, R.
AU  - Teixeira, M. H.
AU  - Eloy, S.
AU  - Dias, M. S.
PY  - 2016
SP  - 501-511
CY  - Guimarães
UR  - https://ptbim.org/outras-edicoes/
AB  - As instalações das instituições de Ensino Superior, que no caso do ISCTE-IUL estão concentradas num campus no centro de Lisboa, são usadas diariamente por vários milhares de utentes, acolhem inúmeros eventos e o exercício próprio da instituição e requerem investimentos constantes de manutenção, renovação e adaptação. Ao contrário de outros ativos estratégicos a sua gestão é frequentemente suportada por instrumentos informais: folhas de cálculo, documentação em papel e registos pessoais, tornando-se difícil controlar e planear operações e custos globais de manutenção por equipamento ou sistema. Por outro lado, os desenhos técnicos das instalações estão dispersos e não são fiéis à realidade construída, o que também dificulta as operações de manutenção, modernização e estudo de cenários de melhoria.
Perante este cenário, o ISCTE-IUL montou uma equipa multidisciplinar, tendo-se definido uma metodologia para o desenvolvimento de uma solução híbrida de gestão de edifícios e apoio ao utilizador. A primeira etapa consiste na uniformização e verificação no terreno dos desenhos dos projetos incluindo equipamentos fixos e móveis e redes, numa Base Digital de Desenhos em 2D CAD. A segunda etapa consiste na migração desta informação para um modelo BIM, mais completo e fácil de atualizar, principalmente no que diz respeito à extração de métricas. Simultaneamente com estas duas tarefas é realizada a análise, levantamento e especificação de requisitos de uma aplicação web que, interligada com o modelo BIM, irá registar intervenções de manutenção programada e reativa, orçamentos, controlo de stocks de material de reparação e restantes operações
ER  -