Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Resende, R., Coroado, L., Lopes, A., Sacadura, R., Teixeira, M. H., Eloy, S....Dias, M. S. (2016). Plataforma Web-BIM para gestão de instalações de um campus universitário. In Azenha, M., Martins , J. P., e Granja, J. (Ed.), 1º Congresso Português de Building Information Modelling. (pp. 501-511). Guimarães: Universidade do Minho.
Exportar Referência (IEEE)
J. R. Resende et al.,  "Plataforma Web-BIM para gestão de instalações de um campus universitário", in 1º Congr.o Português de Building Information Modelling, Azenha, M., Martins , J. P., e Granja, J., Ed., Guimarães, Universidade do Minho, 2016, pp. 501-511
Exportar BibTeX
@inproceedings{resende2016_1711700939963,
	author = "Resende, R. and Coroado, L. and Lopes, A. and Sacadura, R. and Teixeira, M. H. and Eloy, S. and Dias, M. S.",
	title = "Plataforma Web-BIM para gestão de instalações de um campus universitário",
	booktitle = "1º Congresso Português de Building Information Modelling",
	year = "2016",
	editor = "Azenha, M., Martins , J. P., e Granja, J.",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "501-511",
	publisher = "Universidade do Minho",
	address = "Guimarães",
	organization = "Universidade do Minho",
	url = "https://ptbim.org/outras-edicoes/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Plataforma Web-BIM para gestão de instalações de um campus universitário
T2  - 1º Congresso Português de Building Information Modelling
AU  - Resende, R.
AU  - Coroado, L.
AU  - Lopes, A.
AU  - Sacadura, R.
AU  - Teixeira, M. H.
AU  - Eloy, S.
AU  - Dias, M. S.
PY  - 2016
SP  - 501-511
CY  - Guimarães
UR  - https://ptbim.org/outras-edicoes/
AB  - As instalações das instituições de Ensino Superior, que no caso do ISCTE-IUL estão concentradas num campus no centro de Lisboa, são usadas diariamente por vários milhares de utentes, acolhem inúmeros eventos e o exercício próprio da instituição e requerem investimentos constantes de manutenção, renovação e adaptação. Ao contrário de outros ativos estratégicos a sua gestão é frequentemente suportada por instrumentos informais: folhas de cálculo, documentação em papel e registos pessoais, tornando-se difícil controlar e planear operações e custos globais de manutenção por equipamento ou sistema. Por outro lado, os desenhos técnicos das instalações estão dispersos e não são fiéis à realidade construída, o que também dificulta as operações de manutenção, modernização e estudo de cenários de melhoria.
Perante este cenário, o ISCTE-IUL montou uma equipa multidisciplinar, tendo-se definido uma metodologia para o desenvolvimento de uma solução híbrida de gestão de edifícios e apoio ao utilizador. A primeira etapa consiste na uniformização e verificação no terreno dos desenhos dos projetos incluindo equipamentos fixos e móveis e redes, numa Base Digital de Desenhos em 2D CAD. A segunda etapa consiste na migração desta informação para um modelo BIM, mais completo e fácil de atualizar, principalmente no que diz respeito à extração de métricas. Simultaneamente com estas duas tarefas é realizada a análise, levantamento e especificação de requisitos de uma aplicação web que, interligada com o modelo BIM, irá registar intervenções de manutenção programada e reativa, orçamentos, controlo de stocks de material de reparação e restantes operações
ER  -