Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Nunes, C. & Machado, M. (2016). Implementação do Balanced Scorecard na hotelaria: estudo empírico . TMS 2016 – Tourism & Management Studies, International Conference.
Export Reference (IEEE)
C. R. Nunes and M. J. Machado,  "Implementação do Balanced Scorecard na hotelaria: estudo empírico ", in TMS 2016 – Tourism & Management Studies, Int. Conf., Olhão, 2016
Export BibTeX
@misc{nunes2016_1766488466843,
	author = "Nunes, C. and Machado, M.",
	title = "Implementação do Balanced Scorecard na hotelaria: estudo empírico ",
	year = "2016",
	howpublished = "Other",
	url = "http://www.esght.ualg.pt/tms2016/index.php/TMS2016/TMS2016"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Implementação do Balanced Scorecard na hotelaria: estudo empírico 
T2  - TMS 2016 – Tourism & Management Studies, International Conference
AU  - Nunes, C.
AU  - Machado, M.
PY  - 2016
CY  - Olhão
UR  - http://www.esght.ualg.pt/tms2016/index.php/TMS2016/TMS2016
AB  - O presente trabalho tem como objectivo, contribuir para o conhecimento sobre os principais motivos que levam os hotéis a implementar ou não o Balanced Scorecard. Para cumprir este objetivo, tendo em conta o paradigma de investigação positivista, foi realizado um questionário aos responsáveis financeiros dos hotéis de quatro e cinco estrelas localizados em Portugal. A análise dos dados recolhidos permite concluir que os principais motivos de implementação do Balanced Scorecard na hotelaria portuguesa são: o aumento da eficiência e do controlo dos custos; a imposição da adoção deste método de avaliação de desempenho por parte da empresa matriz; o alinhamento da estratégia do hotel com a estratégia global da empresa matriz e ainda as exigências externas e internas dos acionistas da empresa. Relativamente aos principais motivos que levaram os hotéis a não implementar o Balanced Scorecard, destacam-se: o facto de este processo exigir custos de implementação e de manutenção muito elevados; o não reconhecimento dos benefícios da implementação do método e o excessivo consumo de tempo; o facto da organização já se encontrar satisfeita com as ferramentas de avaliação de desempenho que utiliza atualmente e o facto dos resultados da implementação deste método não serem visíveis de forma imediata.
ER  -