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Martins, S., Mauritti, R., Nunes, N., Romão, A. L. & Costa, A. F. (2016). A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do sul no contexto europeu. Revista Portuguesa de Educação. 29 (2), 261-285
S. C. Martins et al., "A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do sul no contexto europeu", in Revista Portuguesa de Educação, vol. 29, no. 2, pp. 261-285, 2016
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TY - JOUR TI - A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do sul no contexto europeu T2 - Revista Portuguesa de Educação VL - 29 IS - 2 AU - Martins, S. AU - Mauritti, R. AU - Nunes, N. AU - Romão, A. L. AU - Costa, A. F. PY - 2016 SP - 261-285 SN - 0871-9187 DO - 10.21814/rpe.7920 UR - http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7920/7491 AB - Com a expansão generalizada das qualificações na Europa, algumas abordagens têm vindo a defender que a dimensão educativa se tem enfraquecido enquanto fator implicado na mobilidade social e como elemento estrutural nas desigualdades e oportunidades sociais. Este estudo perspetiva, quer nos seus posicionamentos teóricos quer na sua verificação empírica, as desigualdades educacionais e as suas implicações na mobilidade e nas desigualdades sociais entre países do Sul, e entre este conjunto e a Europa no seu todo. Esta análise é, ainda, contextualizada através do reconhecimento de dinâmicas educacionais dos últimos 60 anos. O seu desenvolvimento visa, também, aprofundar a importância das origens educativas nos destinos educativos e socioprofissionais e identificar padrões de fluidez educativa e de desigualdade educacional, contextualizando-os no quadro de transições educacionais diferenciadas em termos nacionais. O inquérito internacional European Social Survey (2012) é a referência empírica central. ER -