Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Martins, S., Mauritti, R., Nunes, N., Romão, A. L. & Costa, A. F. (2016). A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do sul no contexto europeu. Revista Portuguesa de Educação. 29 (2), 261-285
S. C. Martins et al., "A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do sul no contexto europeu", in Revista Portuguesa de Educação, vol. 29, no. 2, pp. 261-285, 2016
@article{martins2016_1732211694507, author = "Martins, S. and Mauritti, R. and Nunes, N. and Romão, A. L. and Costa, A. F.", title = "A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do sul no contexto europeu", journal = "Revista Portuguesa de Educação", year = "2016", volume = "29", number = "2", doi = "10.21814/rpe.7920", pages = "261-285", url = "http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7920/7491" }
TY - JOUR TI - A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do sul no contexto europeu T2 - Revista Portuguesa de Educação VL - 29 IS - 2 AU - Martins, S. AU - Mauritti, R. AU - Nunes, N. AU - Romão, A. L. AU - Costa, A. F. PY - 2016 SP - 261-285 SN - 0871-9187 DO - 10.21814/rpe.7920 UR - http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7920/7491 AB - Com a expansão generalizada das qualificações na Europa, algumas abordagens têm vindo a defender que a dimensão educativa se tem enfraquecido enquanto fator implicado na mobilidade social e como elemento estrutural nas desigualdades e oportunidades sociais. Este estudo perspetiva, quer nos seus posicionamentos teóricos quer na sua verificação empírica, as desigualdades educacionais e as suas implicações na mobilidade e nas desigualdades sociais entre países do Sul, e entre este conjunto e a Europa no seu todo. Esta análise é, ainda, contextualizada através do reconhecimento de dinâmicas educacionais dos últimos 60 anos. O seu desenvolvimento visa, também, aprofundar a importância das origens educativas nos destinos educativos e socioprofissionais e identificar padrões de fluidez educativa e de desigualdade educacional, contextualizando-os no quadro de transições educacionais diferenciadas em termos nacionais. O inquérito internacional European Social Survey (2012) é a referência empírica central. ER -