Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Martins, S., Mauritti, R., Nunes, N., Romão, A. L. & Costa, A. F. (2016). A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do sul no contexto europeu. Revista Portuguesa de Educação. 29 (2), 261-285
Exportar Referência (IEEE)
S. C. Martins et al.,  "A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do sul no contexto europeu", in Revista Portuguesa de Educação, vol. 29, no. 2, pp. 261-285, 2016
Exportar BibTeX
@article{martins2016_1732211694507,
	author = "Martins, S. and Mauritti, R. and Nunes, N. and Romão, A. L. and Costa, A. F.",
	title = "A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do sul no contexto europeu",
	journal = "Revista Portuguesa de Educação",
	year = "2016",
	volume = "29",
	number = "2",
	doi = "10.21814/rpe.7920",
	pages = "261-285",
	url = "http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7920/7491"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do sul no contexto europeu
T2  - Revista Portuguesa de Educação
VL  - 29
IS  - 2
AU  - Martins, S.
AU  - Mauritti, R.
AU  - Nunes, N.
AU  - Romão, A. L.
AU  - Costa, A. F.
PY  - 2016
SP  - 261-285
SN  - 0871-9187
DO  - 10.21814/rpe.7920
UR  - http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7920/7491
AB  - Com a expansão generalizada das qualificações na Europa, algumas abordagens têm vindo a defender que a dimensão educativa se tem enfraquecido enquanto fator implicado na mobilidade social e como elemento estrutural nas desigualdades e oportunidades sociais. Este estudo perspetiva, quer nos seus posicionamentos teóricos quer na sua verificação empírica, as desigualdades educacionais e as suas implicações na mobilidade e nas desigualdades sociais entre países do Sul, e entre este conjunto e a Europa no seu todo. Esta análise é, ainda, contextualizada através do reconhecimento de dinâmicas educacionais dos últimos 60 anos. O seu desenvolvimento visa, também, aprofundar a importância das origens educativas nos destinos educativos e socioprofissionais e identificar padrões de fluidez educativa e de desigualdade educacional, contextualizando-os no quadro de transições educacionais diferenciadas em termos nacionais. O inquérito internacional European Social Survey (2012) é a referência empírica central.
ER  -