Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Silva, S.A. (2016). Saúde no trabalho: Necessidades, tendências e desafios para a psicologia [INV). 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde.
Exportar Referência (IEEE)
S. C. Silva,  "Saúde no trabalho: Necessidades, tendências e desafios para a psicologia [INV)", in 11º Congr.o Nacional de Psicologia da Saúde, Lisboa, 2016
Exportar BibTeX
@misc{silva2016_1766648620897,
	author = "Silva, S.A.",
	title = "Saúde no trabalho: Necessidades, tendências e desafios para a psicologia [INV)",
	year = "2016",
	howpublished = "Outro"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Saúde no trabalho: Necessidades, tendências e desafios para a psicologia [INV)
T2  - 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
AU  - Silva, S.A.
PY  - 2016
CY  - Lisboa
AB  - Em 1950 a OMS e a OIT definiram a saúde no trabalho como sendo a promoção e manutenção do mais elevado bem-estar físico, mental e social em todas as profissões, procurando a prevenção de problemas de saúde causados pelas condições de trabalho, a protecção dos trabalhadores relativa à exposição a riscos, e um ambiente de trabalho adaptado ao trabalhador. 
Nos últimos 65 anos constatou-se uma evolução muito positiva nas condições físicas de trabalho e observou-se uma diminuição muito significativa dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Simultaneamente, verificou-se um desenvolvimento significativo da investigação nas várias disciplinas que contribuem para a compreensão das causas dos acidentes e doenças, sendo que a psicologia não foi exceção. Os contributos da psicologia deram origem a uma nova área específica que desde 1990 se designa por Occupational Health Psychology (OHP), psicologia da saúde ocupacional. A OHP incide nas aplicações da psicologia à melhoria da qualidade de vida no trabalho e protecção e promoção da segurança e, saúde e bem-estar dos trabalhadores. Embora seja uma área jovem já é constituída por um conjunto de investigação sólido e bem consolidado sendo que os seus contributos têm visado contribuir para uma saúde ao nível físico, emocional, cognitivo, motivacional e comportamental.
Esta comunicação visa apresentar uma reflexão em torno das necessidades, tendências e desafios importantes para o desenvolvimento desta área em Portugal considerandos os domínios interdependentes da investigação, educação e prática profissional.

ER  -