Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Clemente, M. (2016). Mulheres fora de casa. Tráfico de mulheres e exploração sexual em Portugal. IV Seminário sobre Imigração Brasileira na Europa / 4th Seminar of Studies on Brazilian Migration in Europe.
Export Reference (IEEE)
M. Clemente,  "Mulheres fora de casa. Tráfico de mulheres e exploração sexual em Portugal", in IV Seminário sobre Imigração Brasileira na Europa / 4th Seminar of Studies on Brazilian Migration in Europe, Munique, 2016
Export BibTeX
@misc{clemente2016_1716046620484,
	author = "Clemente, M.",
	title = "Mulheres fora de casa. Tráfico de mulheres e exploração sexual em Portugal",
	year = "2016",
	howpublished = "Other",
	url = "https://sites.google.com/site/seminariobrasileuropa2016/home"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Mulheres fora de casa. Tráfico de mulheres e exploração sexual em Portugal
T2  - IV Seminário sobre Imigração Brasileira na Europa / 4th Seminar of Studies on Brazilian Migration in Europe
AU  - Clemente, M.
PY  - 2016
CY  - Munique
UR  - https://sites.google.com/site/seminariobrasileuropa2016/home
AB  - Nos primeiros anos deste século, a reação de algumas mulheres portuguesas organizadas no movimento das 'mães de Bragança' contra a 'invasão' da região norte do país por parte de trabalhadoras do sexo brasileiras e, especialmente, a necessidade de adaptação do país às políticas europeias de combate ao tráfico de seres humanos (TSH), atraíram a atenção mediática e política sobre o trabalho sexual e o TSH em Portugal. A partir de 2007 teve início no país também a construção de um sistema de prevenção e combate ao TSH e assistência às pessoas traficadas mas estas - especialmente mulheres migrantes brasileiras com uma experiência de exploração sexual - parecem ficar 'fora de casa': fora das estimativas produzidas anualmente a nível ministerial, das experiências de pesquisa empírica sobre o tema, bem como do sistema português de assistência às 'vítimas' de tráfico. O artigo analisa as condições contingentes - incluindo a crise económica dos últimos anos - e as estruturais que parecem caracterizar a experiência das mulheres brasileiras (e de outras mulheres estrangeiras) traficadas em Portugal. Atualmente, um forte estigma, um humanitarismo sexual e um paradigma securitário de gestão do TSH colocam inúmeras questões éticas, metodológicas e políticas que o artigo pretende analisar.
ER  -