Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Sebastião, João (2016). Crise e mudança nos sistemas educativos do sul da Europa: políticas educativas e equidade. 5º Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação.
Export Reference (IEEE)
J. M. Sebastião,  "Crise e mudança nos sistemas educativos do sul da Europa: políticas educativas e equidade", in 5º Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, S. Paulo, 2016
Export BibTeX
@misc{sebastião2016_1716143779981,
	author = "Sebastião, João",
	title = "Crise e mudança nos sistemas educativos do sul da Europa: políticas educativas e equidade",
	year = "2016",
	howpublished = "Other",
	url = ""
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Crise e mudança nos sistemas educativos do sul da Europa: políticas educativas e equidade
T2  - 5º Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
AU  - Sebastião, João
PY  - 2016
CY  - S. Paulo
AB  - 
Esta comunicação tem como objetivo analisar de que forma a crise financeira, económica e social se traduziu por transformações nos sistemas educativos dos países da Europa do Sul (Portugal, Espanha, Itália e Grécia). Partindo do questionamento da noção de ‘crise’, analisaremos de forma comparativa a forma como foram introduzidos (ou reorientados) mecanismos de avaliação nos diversos níveis de funcionamento dos sistemas educativos e o seu impacto sobre a igualdade de oportunidades educativas. Utilizaremos para isso informação resultante de um estudo comparativo realizado os quatro países atrás referidos, tomando em consideração:
•	O carácter complexo e contraditório da definição de prioridades de política educativa e dos seus processos de implementação, mostrando como orientações diferenciadas produzem resultados educativos igualmente diferenciados, contrariando as conceções de senso comum que tendem a olhar para as políticas como tendo todas os mesmos resultados;
•	A análise das prioridades das políticas educativas e o papel desempenhado nestas pelos mecanismos de avaliação
•	O peso relativo na evolução dos indicadores de igualdade de oportunidades educativas das medidas de adaptação à situação de crise fiscal do estado (nomeadamente orientadas para a redução de custos de funcionamento dos sistemas) por contraposição à tomada de medidas de política centradas na concretização de orientações ideológicas (sem efeito sobre a estrutura de custos nem utilizando mecanismos de legitimação baseados nessa orientação de redução de custos).

ER  -