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Lúcia Gomes, Ramos, M., Martins, J., João Martins, Martins, J., Joana Claro...Carreiro da Costa, F. (2016). Perfis de perceções de professores sobre a disciplina de Educação Física. 10º Congresso Nacional de Educação Física.
L. Gomes et al., "Perfis de perceções de professores sobre a disciplina de Educação Física", in 10º Congr.o Nacional de Educação Física, Porto, 2016
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TY - GEN TI - Perfis de perceções de professores sobre a disciplina de Educação Física T2 - 10º Congresso Nacional de Educação Física AU - Lúcia Gomes AU - Ramos, M. AU - Martins, J. AU - João Martins AU - Martins, J. AU - Joana Claro AU - Carreiro da Costa, F. PY - 2016 CY - Porto UR - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/perfis-de-percecoes-de-professores-sobre-a-disciplina-de-educacao-fisica/31539?lang=en AB - Introdução: Na Escola, e segundo o modelo ecológico, os professores podem assumir um papel favorável ou desfavorável na promoção de estilos de vida ativos nos alunos. O objetivo do estudo foi caracterizar as perceções dos professores de outras disciplinas sobre a Educação Física (EF). Método: Um total de 297 Professores responderam a um questionário com perguntas sobre as finalidades da EF, a adequação da carga horária, a avaliação e as recomendações de atividade física (AF). Utilizou-se a análise de correspondências múltiplas (ACM) seguida da análise de clusters (AC) para a identificação de perfis de professores. Resultados: A ACM permitiu identificar 3 configurações distintas relativamente às perceções dos professores sobre a EF, que se concretizaram na construção de uma tipologia através da AC. No cluster 1, cerca de 90% dos professores refere que a EF deve ser obrigatória sem contar para a média de acesso. No cluster 2, 60 % considera que a EF deve ser obrigatória, e contar para a média de acesso, enquanto no cluster 3, 55%, considera que a EF devia ser opcional. Em relação à adequação da carga horária, a maioria dos professores dos clusters 1 (95%) e 3 (84%) diz que é adequada, enquanto os do cluster 2 dizem não ser (60,7%). Relativamente às finalidades da EF, nos 3 clusters, a promoção de estilos de vida ativos é a mais mencionada (88,9%, 69,5% e 63,2%). A maioria dos professores, nos 3 clusters, não conhece as recomendações da AF. Conclusão: Os resultados sugerem que a EF não atingiu entre a comunidade escolar o seu pleno reconhecimento, limitando as suas potencialidades formativas. A situação reclama dos Professores de EF uma capacidade de diálogo com os colegas das outras áreas curriculares sobre o valor educativo da disciplina e o impacto que poderá ter na qualidade de vida dos alunos. ER -