Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lima, Antónia (2016). Desenrascanço como modo de vida: Colaboração, Mutualidade e solidariedade num Portugal precarizado. VI Congresso de Antropologia: FUTUROS DISPUTADOS. 
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Lima,  "Desenrascanço como modo de vida: Colaboração, Mutualidade e solidariedade num Portugal precarizado", in VI Congr.o de Antropologia: FUTUROS DISPUTADOS. , Coimbra, 2016
Exportar BibTeX
@misc{lima2016_1766734776467,
	author = "Lima, Antónia",
	title = "Desenrascanço como modo de vida: Colaboração, Mutualidade e solidariedade num Portugal precarizado",
	year = "2016",
	howpublished = "Outro",
	url = "http://vicongresso.apantropologia.org/paineis/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Desenrascanço como modo de vida: Colaboração, Mutualidade e solidariedade num Portugal precarizado
T2  - VI Congresso de Antropologia: FUTUROS DISPUTADOS. 
AU  - Lima, Antónia
PY  - 2016
CY  - Coimbra
UR  - http://vicongresso.apantropologia.org/paineis/
AB  - Portugal atravessa uma ampla situação de crise económica e social que decorre da aplicação de políticas de rígidas de austeridade. Confrontados com a precarização do mercado de trabalho e com a redução dos apoios estatais aos cidadãos necessitados, as pessoas (re)tomam vias informais para superar as situações de carência em que vivem, criando novas formas de encontrar recursos, novas formas de colaboração e solidariedade. Partindo de um estudo etnográfico sobre as estratégias para sobreviver ao dia a dia em Portugal, esta comunicação vai analisar a forma como as pessoas lidam com a incerteza, com a precarização das suas vidas e as maneiras como conseguem assegurar a sua sobrevivência nessas condições. Sem um salário fixo, e sem trabalhos remunerados só através de estratégias criativas as pessoas se conseguem desenrascar para viver. 
A criatividade para superar as dificuldades, a gestão quotidiana da incerteza e a importância das relações interpessoais mostram como o desenrascanço como modo de vida tem um papel central nos processos de reprodução social.

ER  -