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Alvares, Maria (2016). Educação em crise: perspetivas para analisar a mudança. Colóquio Doutoral .
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M. E. Alvares,  "Educação em crise: perspetivas para analisar a mudança", in Colóquio Doutoral , Lisboa, 2016
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TY  - GEN
TI  - Educação em crise: perspetivas para analisar a mudança
T2  - Colóquio Doutoral 
AU  - Alvares, Maria
PY  - 2016
CY  - Lisboa
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/educacao-em-crise-perspetivas-para-analisar-a-mudanca/31727?lang=en
AB  - A análise da mudança tem sido um dos principais temas das políticas públicas. O que gera a mudança, que tipos de transformações se podem observar em política, quem esteve nelas envolvido e quem delas usufruiu são algumas das questões que muitos investigadores tentam responder, procurando comparar unidades no tempo – entre momentos históricos - e/ou de espaço (entre países, regiões, etc.). Este interesse empírico resultou numa riqueza de contributos teóricos e conceptuais centrados no tema mas as tentativas de explicar a mudança não foram acompanhadas por esforços idênticos no que toca a caracterizá-la. 
Inserida numa investigação que tem como objetivo a análise da mudança em política educativa nacional quanto às questões da equidade, esta apresentação procura refletir acerca das alternativas teóricas para o seu estudo e apresentar o contributo de algumas delas para o processo de construção da grelha de análise empírica do projeto. Centra-se na forma como se construiu um projecto centrado na resposta a três questões essenciais: o que mudou, porque mudou e que aspecto das políticas mudou. A criação dos cursos vocacionais de ensino básico em 2012 (Portaria n.º 292-A/2012) constituirá o exemplo em torno do qual se procurará debater as potencialidades e constrangimentos da abordagem definida. 

ER  -