Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Alvares, Maria (2016). Educação em crise: perspetivas para analisar a mudança. Colóquio Doutoral .
M. E. Alvares, "Educação em crise: perspetivas para analisar a mudança", in Colóquio Doutoral , Lisboa, 2016
@null{alvares2016_1741971217857, year = "2016", url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/educacao-em-crise-perspetivas-para-analisar-a-mudanca/31727?lang=en" }
TY - GEN TI - Educação em crise: perspetivas para analisar a mudança T2 - Colóquio Doutoral AU - Alvares, Maria PY - 2016 CY - Lisboa UR - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/educacao-em-crise-perspetivas-para-analisar-a-mudanca/31727?lang=en AB - A análise da mudança tem sido um dos principais temas das políticas públicas. O que gera a mudança, que tipos de transformações se podem observar em política, quem esteve nelas envolvido e quem delas usufruiu são algumas das questões que muitos investigadores tentam responder, procurando comparar unidades no tempo – entre momentos históricos - e/ou de espaço (entre países, regiões, etc.). Este interesse empírico resultou numa riqueza de contributos teóricos e conceptuais centrados no tema mas as tentativas de explicar a mudança não foram acompanhadas por esforços idênticos no que toca a caracterizá-la. Inserida numa investigação que tem como objetivo a análise da mudança em política educativa nacional quanto às questões da equidade, esta apresentação procura refletir acerca das alternativas teóricas para o seu estudo e apresentar o contributo de algumas delas para o processo de construção da grelha de análise empírica do projeto. Centra-se na forma como se construiu um projecto centrado na resposta a três questões essenciais: o que mudou, porque mudou e que aspecto das políticas mudou. A criação dos cursos vocacionais de ensino básico em 2012 (Portaria n.º 292-A/2012) constituirá o exemplo em torno do qual se procurará debater as potencialidades e constrangimentos da abordagem definida. ER -