Ciência-IUL    Comunicações    Descrição Detalhada da Comunicação    Exportar

Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Cachado, R., Eduardo Ascensão, Allegra, M. & Tulumello, S. (2016). Sociologia Urbana e (da) Habitação: um caminho comum? O caso do PER” . Mesa Habitar a Cidade: Política e Ação – A, Secção Territórios. Cidades e Campos, IX Congresso Português de Sociologia, 8/7/2016, Faro.
Exportar Referência (IEEE)
R. D. Cachado et al.,  "Sociologia Urbana e (da) Habitação: um caminho comum? O caso do PER” ", in Mesa Habitar a Cidade: Política e Ação – A, Secção Territórios. Cidades e Campos, IX Congr.o Português de Sociologia, 8/7/2016, Faro, Faro, 2016
Exportar BibTeX
@misc{cachado2016_1600610203717,
	author = "Cachado, R. and Eduardo Ascensão and Allegra, M. and Tulumello, S.",
	title = "Sociologia Urbana e (da) Habitação: um caminho comum? O caso do PER” ",
	year = "2016",
	howpublished = "Outro",
	url = "http://www.aps.pt/ix_congresso/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Sociologia Urbana e (da) Habitação: um caminho comum? O caso do PER” 
T2  - Mesa Habitar a Cidade: Política e Ação – A, Secção Territórios. Cidades e Campos, IX Congresso Português de Sociologia, 8/7/2016, Faro
AU  - Cachado, R.
AU  - Eduardo Ascensão
AU  - Allegra, M.
AU  - Tulumello, S.
PY  - 2016
CY  - Faro
UR  - http://www.aps.pt/ix_congresso/
AB  - Neste paper, procuramos debater uma política de habitação social enquanto matéria-prima para a construção do saber sociológico.
Os estudos de sociologia da habitação desenvolveram-se em Portugal num tempo em que também a Sociologia Urbana começou a ganhar forma e a enraizar-se.
Nos anos 1990, um conjunto de sociólogos e outros cientistas sociais desenvolveram pesquisas na área da habitação social em vários domínios - histórico, político, social, cultural. Mas o conhecimento aprofundado das políticas de habitação social afirmou-se ao mesmo tempo que se punha em prática uma das políticas de habitação mais transversais em Portugal: o Programa Especial de Realojamento.
Este paper parte dos primeiros passos do projecto ExPERts (ref. PTDC/ATP-EUR/4309/2014FCT: Organizando o conhecimento do planeamento. Política de habitação e o papel dos peritos no Programa Especial de Realojamento (PER); IR Marco Allegra). Nele iremos partilhar o estado da arte sobre este tempo simultâneo de execução do PER e de construção da Sociologia Urbana, e dar conta dos primeiros resultados, com base em entrevistas que fazem o enfoque nas trajetórias profissionais de um conjunto de sociólogos que colaboraram naquele programa.
ER  -