Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Simões, E. & Patricia Rosado Pinto (2016). Resolver conflitos e aprender com problemas . In Margarida Vaz Garrido & Marília Prada (Ed.), Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica. (pp. 159-191). Lisboa: Sílabo.
J. E. Silva and P. R. Pinto, "Resolver conflitos e aprender com problemas ", in Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica, Margarida Vaz Garrido & Marília Prada, Ed., Lisboa, Sílabo, 2016, pp. 159-191
@incollection{silva2016_1766204751299,
author = "Simões, E. and Patricia Rosado Pinto",
title = "Resolver conflitos e aprender com problemas ",
chapter = "",
booktitle = "Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica",
year = "2016",
volume = "",
series = "",
edition = "",
pages = "159-159",
publisher = "Sílabo",
address = "Lisboa",
url = "https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/ensino-e-educacao/livro/manual-de-competencias-academicas/"
}
TY - CHAP TI - Resolver conflitos e aprender com problemas T2 - Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica AU - Simões, E. AU - Patricia Rosado Pinto PY - 2016 SP - 159-191 CY - Lisboa UR - https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/ensino-e-educacao/livro/manual-de-competencias-academicas/ AB - Este capítulo trata das competências para lidar com situações problemáticas. Irão ser utilizadas duas abordagens distintas. Em primeiro lugar, apresentamos uma leitura de «problema» no sentido de «conflito». Referimo-nosàs situações de conflito que emergem em contexto académico, procurando contribuir para que se consiga minimizar o impacto negativo nas relações entre estudantes e entre estes e os professores, e capitalizando, simultaneamente, o potencial de aprendizagem que os conflitos bem geridos permitem revelar e consumar. Especificamente, aqui se fundamentam e descrevem formas de lidar com as divergências, orientando-as para a descoberta de soluções. Para passar de conflitos a problemas e destes para a busca de soluções. Num segundo momento, abordaremos o conceito de «problema» como ferramenta central de uma estratégia pedagógica que visa estimular a aprendizagem a partir da resolução de casos didaticamente relevantes, que assentam em situações retiradas do real e semelhantes às que os estudantes irão encontrar em contexto profissional. Estes problemas, apresentados sempre num contexto específico, contribuem para uma aprendizagem ancorada e significativa que facilita a aquisição de conhecimentos e a descoberta da sua aplicabilidade. ER -
English