Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Simões, E. & Patricia Rosado Pinto (2016). Resolver conflitos e aprender com problemas . In Margarida Vaz Garrido & Marília Prada (Ed.), Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica. (pp. 159-191). Lisboa: Sílabo.
Export Reference (IEEE)
J. E. Silva and P. R. Pinto,  "Resolver conflitos e aprender com problemas ", in Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica, Margarida Vaz Garrido & Marília Prada, Ed., Lisboa, Sílabo, 2016, pp. 159-191
Export BibTeX
@incollection{silva2016_1716073462198,
	author = "Simões, E. and Patricia Rosado Pinto",
	title = "Resolver conflitos e aprender com problemas ",
	chapter = "",
	booktitle = "Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica",
	year = "2016",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "159-159",
	publisher = "Sílabo",
	address = "Lisboa",
	url = "https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/ensino-e-educacao/livro/manual-de-competencias-academicas/"
}
Export RIS
TY  - CHAP
TI  - Resolver conflitos e aprender com problemas 
T2  - Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica
AU  - Simões, E.
AU  - Patricia Rosado Pinto
PY  - 2016
SP  - 159-191
CY  - Lisboa
UR  - https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/ensino-e-educacao/livro/manual-de-competencias-academicas/
AB  - Este capítulo trata das competências para lidar com situações problemáticas.
Irão ser utilizadas duas abordagens distintas. Em primeiro lugar, apresentamos uma leitura de «problema» no sentido de «conflito». Referimo-nosàs situações de conflito que emergem em contexto académico, procurando contribuir para que se consiga minimizar o impacto negativo nas relações entre estudantes e entre estes e os professores, e capitalizando, simultaneamente,
o potencial de aprendizagem que os conflitos bem geridos permitem revelar e consumar. Especificamente, aqui se fundamentam e descrevem formas
de lidar com as divergências, orientando-as para a descoberta de soluções. Para passar de conflitos a problemas e destes para a busca de soluções.
Num segundo momento, abordaremos o conceito de «problema» como ferramenta central de uma estratégia pedagógica que visa estimular a aprendizagem
a partir da resolução de casos didaticamente relevantes, que assentam em situações retiradas do real e semelhantes às que os estudantes irão encontrar em contexto profissional. Estes problemas, apresentados sempre num contexto específico, contribuem para uma aprendizagem ancorada e significativa que facilita a aquisição de conhecimentos e a descoberta da sua aplicabilidade.
ER  -