Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Reis, F. (2016). “Do contexto local aos contextos nacional e transnacional: jogos e brinquedos como reveladores das transformações sócio económicas em espaço rural”. V Jornadas da História dos Jogos em Portugal. Os jogos no espaço atlântico.
Exportar Referência (IEEE)
F. M. Reis,  "“Do contexto local aos contextos nacional e transnacional: jogos e brinquedos como reveladores das transformações sócio económicas em espaço rural”", in V Jornadas da História dos Jogos em Portugal. Os jogos no espaço atlântico., Guarda - Portugal, 2016
Exportar BibTeX
@misc{reis2016_1711712240630,
	author = "Reis, F.",
	title = "“Do contexto local aos contextos nacional e transnacional: jogos e brinquedos como reveladores das transformações sócio económicas em espaço rural”",
	year = "2016",
	howpublished = "Outro",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - “Do contexto local aos contextos nacional e transnacional: jogos e brinquedos como reveladores das transformações sócio económicas em espaço rural”
T2  - V Jornadas da História dos Jogos em Portugal. Os jogos no espaço atlântico.
AU  - Reis, F.
PY  - 2016
CY  - Guarda - Portugal
AB  - Podem os jogos e os brinquedos ajudar a compreender as transformações ocorridas, ao longo de cerca de um século, num contexto rural específico? E até que ponto esses objetos particulares da cultura material que são os brinquedos, podem transportar-nos do espaço local (onde foram observados e contextualizados) para o espaço nacional e transnacional? Esta comunicação procura responder a estas duas questões. Tendo como base um trabalho de terreno de longa duração realizada numa aldeia portuguesa do centro do país nos finais dos anos 80, a comunicação revisita os materiais etnográficos então coligidos (anotações, notas de campo, mapas, genealogias, fotografias, etc.) com o intuito de mostrar como o reportório de jogos praticados ao longo de gerações, os objetos usados para jogar e as coleções de brinquedos observadas e registadas nas casas, são suscetíveis de nos ajudar a compreender as principais transformações ocorridas num espaço rural marcado pela pluriatividade económica e pelos movimentos migratórios. 
ER  -