Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Reis, F. (2016). “Pesquisa etnográfica com e sobre crianças. Procedimentos, Estratégias, Desafios”. VI Congresso da APA,.
Export Reference (IEEE)
F. M. Reis,  "“Pesquisa etnográfica com e sobre crianças. Procedimentos, Estratégias, Desafios”", in VI Congr.o da APA,, Coimbra, 2016
Export BibTeX
@misc{reis2016_1766254357056,
	author = "Reis, F.",
	title = "“Pesquisa etnográfica com e sobre crianças. Procedimentos, Estratégias, Desafios”",
	year = "2016",
	howpublished = "Other",
	url = ""
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - “Pesquisa etnográfica com e sobre crianças. Procedimentos, Estratégias, Desafios”
T2  - VI Congresso da APA,
AU  - Reis, F.
PY  - 2016
CY  - Coimbra
AB  - Em finais dos anos 80 realizei um trabalho de campo de longa duração (cerca de 18 meses) durante o qual tive como principais interlocutores crianças de uma aldeia portuguesa. Mais tarde, em meados dos anos 90, voltei a trabalhar com e sobre crianças em outra aldeia (Reis . Em ambos os casos a pesquisa centrou-se, entre outros tópicos, nos processos de aprendizagem e socialização entre pares, com destaque para as situações de jogo. Nesta comunicação retomo essas experiências de trabalho etnográfico e revisito alguns dos materiais de campo (diários, fotos ,mapas, diagramas, etc.)  para reflectir sobre as estratégias metodológicas que foram usadas para levar a cabo a pesquisa. Procederei a uma tentativa (crítica) de classificação das várias estratégias e procedimentos de acordo com o papel e grau de envolvimento que investigador e crianças são chamados a desempenhar, num eixo que vai da observação não participante, à elicitação,  e, no extremo oposto do eixo, situações de criação de atividades “laboratoriais” com as crianças. A comunicação conclui com uma reflexão sobre a variabilidade de estratégias possíveis de pesquisa etnográfica com e sobre crianças, as vantagens e desvantagens de combinação de metodologias de trabalho e as implicações de natureza ética e deontológica envolvidas.   
ER  -