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Vicente, M. & Stoleroff, A. (2015). A meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: Da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade – a perspetiva das organizações sindicais. In Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P. (Ed.), Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos. (pp. 1069-1090). Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
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M. A. Vicente and A. D. Stoleroff,  "A meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: Da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade – a perspetiva das organizações sindicais", in Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos, Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P., Ed., Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia (APS), 2015, pp. 1069-1090
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TY  - CPAPER
TI  - A meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: Da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade – a perspetiva das organizações sindicais
T2  - Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos
AU  - Vicente, M.
AU  - Stoleroff, A.
PY  - 2015
SP  - 1069-1090
CY  - Lisboa
UR  - https://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/tematica_DPR45f990cfec622_1-1.pdf
AB  - Nas últimas décadas, a implementação de medidas de reforma administrativa, influenciadas pelo paradigma da Nova Gestão Pública, esteve na origem da reconceptualização dos modos de prestação de serviços públicos em di- versos setores de atividade. O ensino superior não escapou a estas tendências de reforma neoliberais, passando a operar de acordo com mecanismos de mercado e princípios de racionalidade económica. A avaliação do desempenho dos profissionais académicos, assente em critérios meritocráticos e de quantificação, constitui uma das medidas implementadas que tem em vista o controlo e a supervisão à distância do trabalho produzido por estes profissionais.
O presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos da implementação destes sistemas de quantificação dos desempenhos dos docentes do ensino superior a nível micro organizacional, tendo por base a perspetiva dos sindi- catos representativos do setor e as posições assumidas pelos diversos ativis- tas sindicais nas várias instituições de ensino superior.
ER  -