Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Vicente, M. & Stoleroff, A. (2015). A meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: Da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade – a perspetiva das organizações sindicais. In Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P. (Ed.), Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos. (pp. 1069-1090). Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
M. A. Vicente and A. D. Stoleroff, "A meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: Da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade – a perspetiva das organizações sindicais", in Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos, Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P., Ed., Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia (APS), 2015, pp. 1069-1090
@inproceedings{vicente2015_1732224160909, author = "Vicente, M. and Stoleroff, A.", title = "A meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: Da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade – a perspetiva das organizações sindicais", booktitle = "Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos", year = "2015", editor = "Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P.", volume = "", number = "", series = "", pages = "1069-1090", publisher = "Associação Portuguesa de Sociologia (APS)", address = "Lisboa", organization = "Associação Portuguesa de Sociologia (APS)", url = "https://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/tematica_DPR45f990cfec622_1-1.pdf" }
TY - CPAPER TI - A meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: Da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade – a perspetiva das organizações sindicais T2 - Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos AU - Vicente, M. AU - Stoleroff, A. PY - 2015 SP - 1069-1090 CY - Lisboa UR - https://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/tematica_DPR45f990cfec622_1-1.pdf AB - Nas últimas décadas, a implementação de medidas de reforma administrativa, influenciadas pelo paradigma da Nova Gestão Pública, esteve na origem da reconceptualização dos modos de prestação de serviços públicos em di- versos setores de atividade. O ensino superior não escapou a estas tendências de reforma neoliberais, passando a operar de acordo com mecanismos de mercado e princípios de racionalidade económica. A avaliação do desempenho dos profissionais académicos, assente em critérios meritocráticos e de quantificação, constitui uma das medidas implementadas que tem em vista o controlo e a supervisão à distância do trabalho produzido por estes profissionais. O presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos da implementação destes sistemas de quantificação dos desempenhos dos docentes do ensino superior a nível micro organizacional, tendo por base a perspetiva dos sindi- catos representativos do setor e as posições assumidas pelos diversos ativis- tas sindicais nas várias instituições de ensino superior. ER -