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Ana Laranjeiro & Suleman, F. (2016). A procura de competências: Anúncios de emprego para graduados do ensino superior em Portugal. Congresso Português de Sociologia.
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A. C. Laranjeiro and F. Suleman,  "A procura de competências: Anúncios de emprego para graduados do ensino superior em Portugal", in Congr.o Português de Sociologia, Algarve, 2016
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TY  - CPAPER
TI  - A procura de competências: Anúncios de emprego para graduados do ensino superior em Portugal
T2  - Congresso Português de Sociologia
AU  - Ana Laranjeiro
AU  - Suleman, F.
PY  - 2016
SN  - n.a.
CY  - Algarve
AB  - A expansão do ensino superior e o processo de Bolonha contribuíram para colocar na agenda política a empregabilidade dos graduados. Em Portugal, a par de um forte crescimento de graduados do ensino superior, cresceu igualmente o desemprego dessa mesma população. Inúmeras razões de natureza económica explicam esta situação. Todavia, o ensino superior tem sido criticado por não oferecer diplomados com competências adequadas ao mercado de trabalho. Esta pesquisa explora ofertas de emprego disponíveis online para identificar o tipo de competências requeridas pelos empregadores aos candidatos ao emprego. A recolha decorreu entre Janeiro e Outubro de 2015 e foram analisados 813 anúncios de emprego para graduados do ensino superior.
Os resultados apontam para uma diversidade de competências discriminadas nos anúncios. Foram identificadas 236 competências diferentes, as quais foram agrupadas em 23 categorias para um melhor tratamento da informação. Convém sublinhar que há uma pequena percentagem anúncios que não explicitam as competências (7%), limitando-se a requisitos relacionados com áreas de formação ou outros atributos. 
As competências mais procuradas são línguas estrangeiras que assumem um peso de 77,7% sobre o total dos anúncios publicados, seguidas da capacidade de planeamento e organização (52%); comunicação (36,4%), trabalho em equipa (36,4%), competências em informática (34,4%) e os traços pessoais (32,8 %) sendo que as restantes situam-se em valores abaixo dos 30%. Os resultados indicam que as empresas expressam claramente a sua vontade de recrutar graduados que possuam competências relacionais mas saibam igualmente utilizar ferramentas informáticas.
Do seu lado, há indicadores que nos sugerem a procura de competências específicas. Em 74,7% de anúncios é exigida experiência profissional e em 84,7% de ofertas de emprego exigem competências específicas relacionadas com a função.
A análise realizada sugere que as empresas divulgam os seus requisitos para eventualmente atrair candidatos ajustados. Podem igualmente fazê-lo para informar as instituições do ensino superior sobre as competências que poderão aumentar a empregabilidade dos graduados. Esperam eventualmente uma reconfiguração dos programas e metodologias pedagógicas que satisfaçam os seus requisitos.

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