Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Saraiva, M. (2012). A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português. Revista Portuguesa de Management. 3 (5-6), 95-116
M. M. Saraiva, "A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português", in Revista Portuguesa de Management, vol. 3, no. 5-6, pp. 95-116, 2012
@article{saraiva2012_1732350962069, author = "Saraiva, M.", title = "A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português", journal = "Revista Portuguesa de Management", year = "2012", volume = "3", number = "5-6", pages = "95-116", url = "http://www.isla.pt/" }
TY - JOUR TI - A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português T2 - Revista Portuguesa de Management VL - 3 IS - 5-6 AU - Saraiva, M. PY - 2012 SP - 95-116 SN - 1646-897X UR - http://www.isla.pt/ AB - No presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da filosofia da qualidade total (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE-IUL e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência. ER -