Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Costa, P., Guerra, P., Oliveira, Ana, Sousa, F. & Teixeira, G. (2016). Definindo estratégias para a actuação cultural local: algumas reflexões a partir de um processo em curso [Defining strategies for local cultural performance: some reflections from an ongoing process]. Congresso Internacional Lusófono .
Exportar Referência (IEEE)
P. M. Costa et al.,  "Definindo estratégias para a actuação cultural local: algumas reflexões a partir de um processo em curso [Defining strategies for local cultural performance: some reflections from an ongoing process]", in Congr.o Internacional Lusófono , Lisboa / Portugal, 2016
Exportar BibTeX
@null{costa2016_1714520223382,
	year = "2016",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/definindo-estrategias-para-a-actuacao-cultural-local-algumas-reflexoes-a-partir-de-um-processo-em/32430?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Definindo estratégias para a actuação cultural local: algumas reflexões a partir de um processo em curso [Defining strategies for local cultural performance: some reflections from an ongoing process]
T2  - Congresso Internacional Lusófono 
AU  - Costa, P.
AU  - Guerra, P.
AU  - Oliveira, Ana
AU  - Sousa, F.
AU  - Teixeira, G.
PY  - 2016
CY  - Lisboa / Portugal
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/definindo-estrategias-para-a-actuacao-cultural-local-algumas-reflexoes-a-partir-de-um-processo-em/32430?lang=en
AB  - Esta comunicação resulta do envolvimento dos autores numa equipa de investigação mais vasta do DINAMIA’CET-IUL que está neste momento a trabalhar, com o município de Lisboa, na actualização das Estratégias para a Cultura respectivas. Esta revisão vem na sequência de um anterior processo de reflexão estratégica, efectuado em 2008-09, e mobilizado pela mesma equipa, que culminou na formulação das primeiras “Estratégias para a Cultura em Lisboa”. Desde essa altura, várias foram as transformações sentidas na cidade e no seu campo cultural, sejam as induzidas pelos processos de recomposição da metrópole em que a cidade está situada e a forma como esta foi confrontada com a crise económico-financeira e as políticas austeritárias que afectaram o país neste período, seja pela própria reconfiguração e evolução tecnológica no campo cultural, entre variadíssimos outros aspectos. 
Este trabalho, aplicando a metodologia do planemento estratégico no campo da cultura, numa lógica de cultural planning, e enquadrando o processo numa análise ancorada na percepção do papel da cultura no desenvolvimento territorial, parte da análise destas transformações para actualizar o diagnóstico cultural sobre a cidade, e para a confrontar com os principais desafios que hoje enfrenta neste campo, o que servirá de base para lançar a discussão das novas linhas estratégicas e instrumentos de politica para o futuro. 
Não sendo aqui o local para a apresentação desse diagnóstico ou dessas linhas estratégicas, faz-se no entanto um conjunto de reflexões sobre o processo em si, ilustradas por exemplos concretos, e sobre as lógicas que definem e marcam o trabalho de reflexão estratégica e planeamanto cultural da cidade, problematizando os desafios que se colocam a este processo e a forma como a equipa de investigação com eles lida. 

ER  -