Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Inácio, J. & Guerreiro, R. (2016). Padrões espaciais e a vida pública: Contributo para o estudo de gentrificação no Bairro Alto. In Correia, J., e Bandeira, M. (Ed.), Os espaços da morfologia urbana: Atas da 5.ª Conferência Internacional da Rede Lusófona de Morfologia Urbana, PNUM 2016 (pp. 1197?1206). Escola de Arquitectura da Universidade do Minho.
Exportar Referência (IEEE)
J. M. Inácio and M. R. Guerreiro,  "Padrões espaciais e a vida pública: Contributo para o estudo de gentrificação no Bairro Alto", in Os espaços da morfologia urbana: Atas da 5.ª Conferência Internacional da Rede Lusófona de Morfologia Urbana, PNUM 2016, Correia, J., e Bandeira, M., Ed., Guimarães, Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, 2016, pp. 1197-1206
Exportar BibTeX
@inproceedings{inácio2016_1789183632952,
	author = "Inácio, J. and Guerreiro, R.",
	title = "Padrões espaciais e a vida pública: Contributo para o estudo de gentrificação no Bairro Alto",
	booktitle = "Os espaços da morfologia urbana: Atas da 5.ª Conferência Internacional da Rede Lusófona de Morfologia Urbana, PNUM 2016",
	year = "2016",
	editor = "Correia, J., e Bandeira, M.",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "1197-1206",
	publisher = "Escola de Arquitectura da Universidade do Minho",
	address = "Guimarães",
	organization = "Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Lab2PT Laboratório de Paisagens, Património e Território, CEGOT Centro de Estudos de Geografi a e Ordenamento do Território",
	url = "https://pnum2016.weebly.com/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Padrões espaciais e a vida pública: Contributo para o estudo de gentrificação no Bairro Alto
T2  - Os espaços da morfologia urbana: Atas da 5.ª Conferência Internacional da Rede Lusófona de Morfologia Urbana, PNUM 2016
AU  - Inácio, J.
AU  - Guerreiro, R.
PY  - 2016
SP  - 1197-1206
CY  - Guimarães
UR  - https://pnum2016.weebly.com/
AB  - Num período onde se discute a regeneração dos centros históricos de Lisboa é importante compreender que o espaço físico é fruto das relações e práticas sociais, o retrato da dinâmica social do tempo no espaço. 
O caso de estudo é o Bairro Alto e esta investigação procura compreender, através da análise do contexto socio espacial, a correlação entre a vida espacial e a vida social, examinando os aspetos configuracionais do sistema espacial como suporte físico da lógica social. A correlação entre padrões de dimensão espacial e social são um forte contributo para a classificação de um modo de vida e para a cooperação no estudo do processo de gentrificação no Bairro Alto. Ao longo da investigação espaço e a sociedade são tidos como indissociáveis, entendendo espaço enquanto estrutura arquitetónica e urbana e sociedade como criador e utilizador do espaço social. Se os valores e os comportamentos da sociedade mudam, o espaço tende a adaptar-se a essa mudança, como reflexo do processo de personalização e socialização do Homem. 
O recurso à metodologia da sintaxe espacial permitiu construir uma análise a diferentes escalas e por períodos históricos, desde a escala global da cidade até à escala de rua no Bairro Alto. Esta análise permitiu dissecar o espaço como um conjunto codificado de informações, através de três níveis de análise: Distribuição do espaço, em que se estuda a configuração do espaço; Distribuição no espaço, aferindo a posição relativa dos usos e funções no espaço e a Distribuição através do espaço, com a observação e mapeamento do comportamento social no espaço.
ER  -