Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Inácio, Juliana & Guerreiro, Maria Rosália (2016). PADRÕES ESPACIAIS E A VIDA PÚBLICA: Contributo para o estudo de gentrificação no Bairro Alto. 5a Conferência Internacional da Rede Lusófona de Morfologia Urbana. 5, 1197-1206
Export Reference (IEEE)
J. M. Inácio and M. R. Guerreiro,  "PADRÕES ESPACIAIS E A VIDA PÚBLICA: Contributo para o estudo de gentrificação no Bairro Alto", in 5a Conferência Internacional da Rede Lusófona de Morfologia Urbana, Guimarães, vol. 5, pp. 1197-1206, 2016
Export BibTeX
@misc{inácio2016_1716087730038,
	author = "Inácio, Juliana and Guerreiro, Maria Rosália",
	title = "PADRÕES ESPACIAIS E A VIDA PÚBLICA: Contributo para o estudo de gentrificação no Bairro Alto",
	year = "2016",
	howpublished = "Digital",
	url = "http://www.arquitectura.uminho.pt/ModuleLeft.aspx?mdl=~/Modules/UMEventos/EventoView.ascx&ItemID=11376&Mid=265&lang=en-US&pageid=91&tabid=18"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - PADRÕES ESPACIAIS E A VIDA PÚBLICA: Contributo para o estudo de gentrificação no Bairro Alto
T2  - 5a Conferência Internacional da Rede Lusófona de Morfologia Urbana
VL  - 5
AU  - Inácio, Juliana
AU  - Guerreiro, Maria Rosália
PY  - 2016
SP  - 1197-1206
CY  - Guimarães
UR  - http://www.arquitectura.uminho.pt/ModuleLeft.aspx?mdl=~/Modules/UMEventos/EventoView.ascx&ItemID=11376&Mid=265&lang=en-US&pageid=91&tabid=18
AB  - Num período onde se discute a regeneração dos centros históricos de Lisboa é importante compreender que o espaço físico é fruto das relações e práticas sociais, o retrato da dinâmica social do tempo no espaço. 
O caso de estudo é o Bairro Alto e esta investigação procura compreender, através da análise do contexto socio espacial, a correlação entre a vida espacial e a vida social, examinando os aspetos configuracionais do sistema espacial como suporte físico da lógica social. A correlação entre padrões de dimensão espacial e social são um forte contributo para a classificação de um modo de vida e para a cooperação no estudo do processo de gentrificação no Bairro Alto. Ao longo da investigação espaço e a sociedade são tidos como indissociáveis, entendendo espaço enquanto estrutura arquitetónica e urbana e sociedade como criador e utilizador do espaço social. Se os valores e os comportamentos da sociedade mudam, o espaço tende a adaptar-se a essa mudança, como reflexo do processo de personalização e socialização do Homem. 
O recurso à metodologia da sintaxe espacial permitiu construir uma análise a diferentes escalas e por períodos históricos, desde a escala global da cidade até à escala de rua no Bairro Alto. Esta análise permitiu dissecar o espaço como um conjunto codificado de informações, através de três níveis de análise: Distribuição do espaço, em que se estuda a configuração do espaço; Distribuição no espaço, aferindo a posição relativa dos usos e funções no espaço e a Distribuição através do espaço, com a observação e mapeamento do comportamento social no espaço. 
ER  -