Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Abrantes, P., Seabra, T., Caeiro, T., Almeida, S. & Costa, R. (2016). 'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso. Configurações. 18, 47-66
P. A. Abrantes et al., "'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso", in Configurações, no. 18, pp. 47-66, 2016
@article{abrantes2016_1732361774952, author = "Abrantes, P. and Seabra, T. and Caeiro, T. and Almeida, S. and Costa, R.", title = "'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso", journal = "Configurações", year = "2016", volume = "", number = "18", doi = "10.4000/configuracoes.3658", pages = "47-66", url = "http://configuracoes.revues.org/" }
TY - JOUR TI - 'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso T2 - Configurações IS - 18 AU - Abrantes, P. AU - Seabra, T. AU - Caeiro, T. AU - Almeida, S. AU - Costa, R. PY - 2016 SP - 47-66 SN - 1646-5075 DO - 10.4000/configuracoes.3658 UR - http://configuracoes.revues.org/ AB - O artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos. ER -