Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Abrantes, P., Seabra, T., Caeiro, T., Almeida, S. & Costa, R. (2016). 'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso. Configurações. 18, 47-66
Exportar Referência (IEEE)
P. A. Abrantes et al.,  "'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso", in Configurações, no. 18, pp. 47-66, 2016
Exportar BibTeX
@article{abrantes2016_1732361774952,
	author = "Abrantes, P. and Seabra, T. and Caeiro, T. and Almeida, S. and Costa, R.",
	title = "'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso",
	journal = "Configurações",
	year = "2016",
	volume = "",
	number = "18",
	doi = "10.4000/configuracoes.3658",
	pages = "47-66",
	url = "http://configuracoes.revues.org/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - 'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso
T2  - Configurações
IS  - 18
AU  - Abrantes, P.
AU  - Seabra, T.
AU  - Caeiro, T.
AU  - Almeida, S.
AU  - Costa, R.
PY  - 2016
SP  - 47-66
SN  - 1646-5075
DO  - 10.4000/configuracoes.3658
UR  - http://configuracoes.revues.org/
AB  - O artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos.
ER  -