Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Henriques, S. & Silva, N. (2016). Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram. In Luisa Miranda; Paulo Alves; Carlos Morais  (Ed.), VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: Livro de atas. (pp. 134-146).  Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.
Exportar Referência (IEEE)
S. A. Henriques and N. Silva,  "Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram", in VII Congr.o Mundial de Estilos de Aprendizagem: Livro de atas, Luisa Miranda; Paulo Alves; Carlos Morais , Ed.,  Bragança, Instituto Politécnico de Bragança, 2016, pp. 134-146
Exportar BibTeX
@inproceedings{henriques2016_1714971434479,
	author = "Henriques, S. and Silva, N.",
	title = "Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram",
	booktitle = "VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: Livro de atas",
	year = "2016",
	editor = "Luisa Miranda; Paulo Alves; Carlos Morais ",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "134-146",
	publisher = "Instituto Politécnico de Bragança",
	address = " Bragança",
	organization = "Instituto Politécnico de Bragança",
	url = " http://hdl.handle.net/10400.2/5471"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram
T2  - VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: Livro de atas
AU  - Henriques, S.
AU  - Silva, N.
PY  - 2016
SP  - 134-146
CY  -  Bragança
UR  -  http://hdl.handle.net/10400.2/5471
AB  - Os estilos de aprendizagem significam que há muitas formas de aprender, o que incentiva os docentes a inovar e influencia o futuro da escola. Assim, as interações constituem-se como liderança e desafiam a visão tradicional em que os líderes formais determinam o futuro e o caminho para aí chegar. Isto traduz um sistema complexo (muitos agentes em interação) que se
adapta em função dos estímulos que os alunos colocam, o que aconselha a que se reflita sobre as consequências da complexidade das escolas e aprendizagem na gestão e liderança educacional.
São apresentadas as caraterísticas dos sistemas adaptativos complexos e discutidas as consequências da variabilidade e complexidade na liderança e documentos e processos estruturantes das organizações educativas. As conclusões sugerem que a pesquisa nestas áreas, à luz da teoria da complexidade, pode concorrer para que a organização das escolas favoreça os docentes que buscam adaptar-se aos estilos de aprendizagem dos alunos.

ER  -