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Henriques, S. & Silva, N. (2016). Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram. In Luisa Miranda; Paulo Alves; Carlos Morais (Ed.), VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: Livro de atas. (pp. 134-146). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.
S. A. Henriques and N. Silva, "Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram", in VII Congr.o Mundial de Estilos de Aprendizagem: Livro de atas, Luisa Miranda; Paulo Alves; Carlos Morais , Ed., Bragança, Instituto Politécnico de Bragança, 2016, pp. 134-146
@inproceedings{henriques2016_1714971434479, author = "Henriques, S. and Silva, N.", title = "Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram", booktitle = "VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: Livro de atas", year = "2016", editor = "Luisa Miranda; Paulo Alves; Carlos Morais ", volume = "", number = "", series = "", pages = "134-146", publisher = "Instituto Politécnico de Bragança", address = " Bragança", organization = "Instituto Politécnico de Bragança", url = " http://hdl.handle.net/10400.2/5471" }
TY - CPAPER TI - Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram T2 - VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: Livro de atas AU - Henriques, S. AU - Silva, N. PY - 2016 SP - 134-146 CY - Bragança UR - http://hdl.handle.net/10400.2/5471 AB - Os estilos de aprendizagem significam que há muitas formas de aprender, o que incentiva os docentes a inovar e influencia o futuro da escola. Assim, as interações constituem-se como liderança e desafiam a visão tradicional em que os líderes formais determinam o futuro e o caminho para aí chegar. Isto traduz um sistema complexo (muitos agentes em interação) que se adapta em função dos estímulos que os alunos colocam, o que aconselha a que se reflita sobre as consequências da complexidade das escolas e aprendizagem na gestão e liderança educacional. São apresentadas as caraterísticas dos sistemas adaptativos complexos e discutidas as consequências da variabilidade e complexidade na liderança e documentos e processos estruturantes das organizações educativas. As conclusões sugerem que a pesquisa nestas áreas, à luz da teoria da complexidade, pode concorrer para que a organização das escolas favoreça os docentes que buscam adaptar-se aos estilos de aprendizagem dos alunos. ER -