Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Barroso, Margarida (2016). Medidas de ajustamento à crise: uma análise com base no Inquérito Europeu às Empresas. Congresso Português de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
A. M. Barroso,  "Medidas de ajustamento à crise: uma análise com base no Inquérito Europeu às Empresas", in Congr.o Português de Sociologia, Faro, 2016
Exportar BibTeX
@misc{barroso2016_1711714332044,
	author = "Barroso, Margarida",
	title = "Medidas de ajustamento à crise: uma análise com base no Inquérito Europeu às Empresas",
	year = "2016",
	howpublished = "Outro",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Medidas de ajustamento à crise: uma análise com base no Inquérito Europeu às Empresas
T2  - Congresso Português de Sociologia
AU  - Barroso, Margarida
PY  - 2016
CY  - Faro
AB  - Várias empresas e organizações produtivas tiveram de se adaptar ao quadro económico recente, introduzindo um conjunto de novas ou reconfiguradas formas de organizar o trabalho, em resposta aos desafios trazidos pela última crise económica. Nesta comunicação, analisamos a situação das empresas portuguesas em contexto de crise, olhando especificamente para os seus níveis de desempenho e para o volume e natureza das mudanças introduzidas entre os anos 2010 e 2013. A análise que se apresenta decorre do projecto de investigação Estratégias organizacionais de ajustamento à crise económica. Uma análise comparativa das práticas de gestão de recursos humanos (Fundação  para a Ciência e a Tecnologia), 2014-2017), actualmente em curso, e baseia-se em dados provenientes do Inquérito Europeu às Empresas (Eurofound, 2013). Os resultados demonstram uma realidade empresarial diferenciada na Europa, onde as empresas dos países mais afectados pela crise, onde se inclui Portugal, foram forçadas a introduzir mais mudanças para garantir o desempenho e a sobrevivência da actividade empresarial, apresentando um desempenho global menos favorável no período em estudo, quando comparadas com as suas congéneres. Os resultados evidenciam também um padrão de distribuição diferenciado consoante o tipo de mudança introduzida. O país de origem sobressai como variável determinante para a compreensão das diferenças.
ER  -