Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Coelho, A. R. (2016). Os seniores e as novas tecnologias de mediação comunicacional: dinâmicas sociais no contexto da sociedade em rede. III Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, ISCTE-IUL.
Exportar Referência (IEEE)
A. R. Coelho,  "Os seniores e as novas tecnologias de mediação comunicacional: dinâmicas sociais no contexto da sociedade em rede", in III Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, ISCTE-IUL, Lisboa, 2016
Exportar BibTeX
@misc{coelho2016_1714845746814,
	author = "Coelho, A. R.",
	title = "Os seniores e as novas tecnologias de mediação comunicacional: dinâmicas sociais no contexto da sociedade em rede",
	year = "2016",
	howpublished = "Outro"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Os seniores e as novas tecnologias de mediação comunicacional: dinâmicas sociais no contexto da sociedade em rede
T2  - III Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, ISCTE-IUL
AU  - Coelho, A. R.
PY  - 2016
CY  - Lisboa
AB  - A forte disseminação de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em rede na última década trouxe às sociedades contemporâneas inúmeros benefícios, mas colocou também importantes desafios. A sociedade em rede surge associada a um conjunto de competências e predisposições tendencialmente ausentes entre as gerações mais velhas, especialmente entre os menos qualificados. Não obstante, a adesão dos seniores às novas TIC tem sido crescente. Entre 2003 e 2013, assistimos em Portugal ao aumento significativo da população com 55 ou mais anos utilizadora de internet: de 3% para 20% (Cardoso et al., 2015). Compreender os significados das dinâmicas sociais associadas a esta progressiva, embora ainda limitada, aproximação das gerações mais velhas às tecnologias de mediação comunicacional é o objetivo central da pesquisa em curso na qual se centra esta comunicação. Com base na análise documental e nas entrevistas já realizadas a interlocutores-chave, apresenta-se uma sistematização de iniciativas de instituições e de empresas destinadas a promover a inclusão digital dos seniores, quer através do desenvolvimento de competências quer através da criação de produtos na área das TIC dirigidos a esse segmento. Numa abordagem complementar, que se apoia na análise dos inquéritos Sociedade em Rede 2003 e 2013 (CIES-IUL, FCG), apresentam-se também alguns dados particularmente focados nos seniores, nos seus usos da internet e respetivas implicações em dimensões relevantes da sua vida. Discutem-se perspetivas de futuro quanto ao papel da internet na promoção do envelhecimento ativo e na capacitação pessoal e relacional dos indivíduos em idades mais avançadas, e aos seus consequentes impactos sociais.
ER  -