Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Clemente, M. (2017). Migrações imperfeitas: experiências de tráfico de cidadãos portugueses . Workshop de Intestigação do CIES-IUL.
Exportar Referência (IEEE)
M. Clemente,  "Migrações imperfeitas: experiências de tráfico de cidadãos portugueses ", in Workshop de Intestigação do CIES-IUL, Lisboa, 2017
Exportar BibTeX
@misc{clemente2017_1714282615951,
	author = "Clemente, M.",
	title = "Migrações imperfeitas: experiências de tráfico de cidadãos portugueses ",
	year = "2017",
	howpublished = "Outro",
	url = "http://cies.iscte-iul.pt/np4/?newsId=92&fileName=workshops_janeiro2017.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Migrações imperfeitas: experiências de tráfico de cidadãos portugueses 
T2  - Workshop de Intestigação do CIES-IUL
AU  - Clemente, M.
PY  - 2017
CY  - Lisboa
UR  - http://cies.iscte-iul.pt/np4/?newsId=92&fileName=workshops_janeiro2017.pdf
AB  - Nos primeiros anos deste século, a reação de algumas mulheres portuguesas organizadas no movimento das “mães de Bragança” contra a “invasão” da região norte do país por parte de trabalhadoras do sexo brasileiras e, especialmente, a necessidade de adaptação do país às políticas europeias de combate ao tráfico de seres humanos (TSH), atraíram a atenção mediática e política sobre a prostituição e o TSH em Portugal.
Durante a última década, iniciou-se portanto a construção de um sistema de prevenção e combate ao TSH e de assistência às pessoas traficadas.
De acordo com as estimativas, entre 2008 e 2014, foram sinalizadas 1.110 pessoas traficadas em Portugal (fonte: OTSH/MAI). Quase 75% das “vítimas sinalizadas” com origem conhecida são homens, mulheres e menores de origem estrangeira. Cerca de um quarto delas são cidadãos de origem portuguesa: trata-se principalmente de homens, explorados no trabalho, dentro ou fora do país.?O estudo do TSH tem negligenciado uma maior atenção às experiências destes cidadãos portugueses e atualmente o conhecimento do problema é largamente confinado às estimativas produzidas anualmente a nível ministerial. O interesse mediático, em alguns casos, é maior do que o académico.
O workshop propõe uma reflexão sobre o problema do tráfico em Portugal, com um foco nas experiências de TSH e nas respostas de assistência que envolvem cidadãos portugueses de modo a melhor investigar e intervir no futuro.
ER  -