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Ramalho, N., Ramalho, V. & Teles, H. (2015). Necesidades formativas de los trabajadores sociales portugueses en tiempos de austeridad. In Colegio Profesional de Trabajo Social de Málaga (Ed.), Actas 2º Congreso de Trabajo Social. (pp. 189-201). Málaga: Colegio Profesional de Trabajo Social de Málaga.
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N. A. Ramalho et al.,  "Necesidades formativas de los trabajadores sociales portugueses en tiempos de austeridad", in Actas 2º Congreso de Trabajo Social, Colegio Profesional de Trabajo Social de Málaga, Ed., Málaga, Colegio Profesional de Trabajo Social de Málaga, 2015, pp. 189-201
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TY  - CPAPER
TI  - Necesidades formativas de los trabajadores sociales portugueses en tiempos de austeridad
T2  - Actas 2º Congreso de Trabajo Social
AU  - Ramalho, N.
AU  - Ramalho, V.
AU  - Teles, H.
PY  - 2015
SP  - 189-201
SN  - 1133-6552
CY  - Málaga
UR  - https://www.trabajosocialmalaga.org/wp-content/uploads/2019/04/RevistaIICongresoTSMalaga.pdf
AB  - Nos últimos anos, Portugal atravessou um período de austeridade. Porém, as políticas de
bem-estar não conseguiram dar respostas e!cazes, com efeitos ao nível do aumento da pobreza e exclusão social. Os/As assistentes sociais, confrontados/as com novos e complexos
problemas, manifestaram di!culdades em dinamizar soluções. Deste modo, propusemonos a compreender as necessidades de formação que estes/as pro!ssionais apresentavam
no contexto de crise económica e social. Para tal, aplicou-se um inquérito por questionário
on-line aos/às assistentes sociais portugueses/as, tendo-se obtido 896 respostas válidas. As
suas necessidades formativas concentraram-se na supervisão, nos conteúdos funcionais e
deontologia, na intervenção familiar, na intervenção em crise e na ação social, sem descurar o desejo de reforço das competências em áreas inovadoras, como as línguas e a gestão
de projetos e organizações. Apresentaram como motivações o aperfeiçoamento, o conhecimento das práticas inovadoras e preocupações cientí!cas, revelando, assim, a urgência em
darem respostas aos desa!os da austeridade, através da procura de capacitação para uma
práxis crítica e refléxiva
ER  -