Ciência-IUL    Publicações    Descrição Detalhada da Publicação    Exportar

Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Coelho, J. V. (2007). (Re)composição identitária e integração profissional, em contexto de reestruturação empresarial. In Actas do XII Encontro da APSIOT. Lisboa
Exportar Referência (IEEE)
J. V. Coelho,  "(Re)composição identitária e integração profissional, em contexto de reestruturação empresarial.", in Actas do XII Encontro da APSIOT., Lisboa, 2007
Exportar BibTeX
@inproceedings{coelho2007_1611585007931,
	author = "Coelho, J. V.",
	title = "(Re)composição identitária e integração profissional, em contexto de reestruturação empresarial.",
	booktitle = "Actas do XII Encontro da APSIOT.",
	year = "2007",
	editor = "",
	volume = "",
	publisher = "",
	address = "Lisboa",
	organization = "APSIOT",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - (Re)composição identitária e integração profissional, em contexto de reestruturação empresarial.
T2  - Actas do XII Encontro da APSIOT.
AU  - Coelho, J. V.
PY  - 2007
CY  - Lisboa
AB  - As crescentes mudanças económicas, sociais e tecnológicas têm a vindo a condicionar a realidade empresarial, ao nível das opções de concepção da estrutura organizacional e de desenho das ocupações, levando as empresas a elidir concepções e práticas tradicionais, e a desenvolver processos e abordagens de gestão caracterizados pela autonomia, pela descentralização, pela polivalência, e pelo comprometimento e implicação.

A empresa Ey, cuja evolução é tomada como contexto de referência analítica da presente comunicação, apresenta como actividade nevrálgica, actualmente, a operação e a manutenção do parque de infraestruturas de distribuição de energia eléctrica no território nacional, sendo estas asseguradas por recursos próprios da empresa, registando-se, contudo, no quadro da transformação histórica das práticas de gestão e das opções estratégicas adoptadas, uma utilização crescente da exteriorização e correlativa subcontratação de segmentos particulares de actividade operacional.

As opções organizacionais resultam de um conjunto poliforme de factores, de onde destacamos, as condicionantes emanadas do contexto peri-organizacional, as transformações de origem tecnológica, e os objectivos económicos, reificados, no contexto específico de consolidação do grupo económico GEx (do qual Ey é uma unidade constituinte), em directrizes estratégicas de rentabilização, racionalização e incremento da eficiência operacional.


ER  -