Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Pereira, S. (2004). O poder das redes ou as redes do poder: análise estratégica numa organização com intranet. Sociologia, Problemas e Práticas. 45, 99-115
Exportar Referência (IEEE)
S. C. Pereira,  "O poder das redes ou as redes do poder: análise estratégica numa organização com intranet", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 45, pp. 99-115, 2004
Exportar BibTeX
@article{pereira2004_1713893219372,
	author = "Pereira, S.",
	title = "O poder das redes ou as redes do poder: análise estratégica numa organização com intranet",
	journal = "Sociologia, Problemas e Práticas",
	year = "2004",
	volume = "",
	number = "45",
	pages = "99-115",
	url = "http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - O poder das redes ou as redes do poder: análise estratégica numa organização com intranet
T2  - Sociologia, Problemas e Práticas
IS  - 45
AU  - Pereira, S.
PY  - 2004
SP  - 99-115
SN  - 0873-6529
UR  - http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp
AB  - Este artigo constitui o resumo de uma pesquisa, feita no âmbito de uma dissertação de mestrado, em que se procurou estudar a realidade organizacional na busca de princípios e/ou modelos de funcionamento que ajudassem a uma posterior compreensão do fenómeno social que constitui a relação de poder entre diferentes actores em jogo num contexto particular. Foi, igualmente, nossa intenção encontrar possíveis ligações entre o fenómeno do poder organizacional e as inevitáveis mudanças introduzidas nas organizações actuais através do desenvolvimento das novas tecnologias da informação, muito particularmente a introdução de sistemas internos de informação denominados de Intranets.
Esta pesquisa representa, simultaneamente, um exercício metodológico, que se enquadra na análise estratégica, e que pode ser tomado como exemplo em futuras análises feitas à volta da problemática do poder organizacional, uma vez que se procurou seguir com algum rigor os procedimentos traçados por esta abordagem.  
O trabalho de pesquisa foi levado a cabo numa organização multinacional do ramo químico industrial, cujo nome não será revelado ao longo desta exposição por pedido expresso pelos elementos de contacto da própria organização em estudo. Em todo o caso, este aspecto apenas coloca questões a nível ético, não influenciando em nada os resultados finais que teremos oportunidade de expor.
ER  -