Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Raposo, O. (2015). Em busca de reconhecimento nas periferias urbanas. Uma breve comparação entre b-boys do Rio de Janeiro e rappers de Lisboa. Revista TOMO. 27, 429-458
Exportar Referência (IEEE)
O. R. Raposo,  "Em busca de reconhecimento nas periferias urbanas. Uma breve comparação entre b-boys do Rio de Janeiro e rappers de Lisboa", in Revista TOMO, no. 27, pp. 429-458, 2015
Exportar BibTeX
@article{raposo2015_1765922898079,
	author = "Raposo, O.",
	title = "Em busca de reconhecimento nas periferias urbanas. Uma breve comparação entre b-boys do Rio de Janeiro e rappers de Lisboa",
	journal = "Revista TOMO",
	year = "2015",
	volume = "",
	number = "27",
	doi = "10.21669/tomo.v0i0.4653",
	pages = "429-458",
	url = "http://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/4653"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Em busca de reconhecimento nas periferias urbanas. Uma breve comparação entre b-boys do Rio de Janeiro e rappers de Lisboa
T2  - Revista TOMO
IS  - 27
AU  - Raposo, O.
PY  - 2015
SP  - 429-458
SN  - 2318-9010
DO  - 10.21669/tomo.v0i0.4653
UR  - http://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/4653
AB  - Neste artigo comparo o modo criativo como dois grupos de jovens – b-boys da Maré, favela do Rio de Janeiro, e rappers da Arrentela, subúrbio de Lisboa – apropriam-se dos respectivos estilos culturais para fazerem-se visíveis e questionarem as noções dominantes sobre o seu lugar social, contribuindo na construção de novos significados sobre a sua identidade enquanto jovens pobres e negros. Ambos os grupos utilizam a componente performativa como uma forma de ascender a uma existência valorizada, ao mesmo tempo em que constroem parâmetros mais abrangentes de inserção nos territórios da cidade. No entanto, há diferenças no modo como eles apropriam-se do hip-hop e desenvolvem estratégias para romper com a segregação.

ER  -