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Mourão, R. M., Miranda, S. & Gonçalves, G. (2016). A avaliação 360º e a comunicação das chefias: onde se cruzam?. Revista Comunicando. 5 (1), 182-202
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R. A. Mourão et al.,  "A avaliação 360º e a comunicação das chefias: onde se cruzam?", in Revista Comunicando, vol. 5, no. 1, pp. 182-202, 2016
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TY  - JOUR
TI  - A avaliação 360º e a comunicação das chefias: onde se cruzam?
T2  - Revista Comunicando
VL  - 5
IS  - 1
AU  - Mourão, R. M.
AU  - Miranda, S.
AU  - Gonçalves, G.
PY  - 2016
SP  - 182-202
SN  - 2184-0636
UR  - http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/pag/edi____es
AB  - A comunicação organizacional e a avaliação de desempenho podem constituir-se como práticas estratégicas muito importantes para o desenvolvimento profissional dos membros da organização e, consequentemente, para a eficácia organizacional. Nos últimos anos tem vindo a desenvolver-se um tipo de avaliação de desempenho específico designado por avaliação 360º. Este método avaliativo possibilita uma maior variedade de perspetivas, quando comparado com a avaliação tradicional/top-down (i.e., apenas a chefia avaliar os subordinados). Sabe-se que este tipo de avaliação tende a ser aplicado em organizações mais democráticas e poderá ser responsável por um maior diálogo entre os atores organizacionais. O presente artigo procura perceber qual poderá ser o papel da avaliação 360º no âmbito da comunicação organizacional e qual o tipo de comunicação adotado pelas chefias, aquando da aplicação da avaliação 360º. A revisão de literatura elaborada permitiu apreender que a realização da avaliação 360º pode estar relacionada com uma comunicação de suporte por parte das chefias, ao invés da adoção de uma comunicação defensiva, contribuindo para uma maior confiança e uma voz mais ativa dos colaboradores.
Este estudo, apesar de exploratório constitui-se como inovador, pois aborda temáticas ainda pouco exploradas na literatura. Em termos práticos, a reflexão sobre estes temas poderá ser útil para incrementar práticas avaliativas e comunicativas mais eficazes.
ER  -