Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carvalho, H. (2004). Da topologia à tipologia de culturas: Uma proposta de definição de tipos. In Associação Portuguesa de Sociologia (Ed.), Atas do V Congresso Português de Sociologia. Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção. (pp. 7-15). Braga: Associação Portuguesa de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
H. M. Carvalho,  "Da topologia à tipologia de culturas: Uma proposta de definição de tipos", in Atas do V Congr.o Português de Sociologia. Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção, Associação Portuguesa de Sociologia, Ed., Braga, Associação Portuguesa de Sociologia, 2004, pp. 7-15
Exportar BibTeX
@inproceedings{carvalho2004_1714799293435,
	author = "Carvalho, H.",
	title = "Da topologia à tipologia de culturas: Uma proposta de definição de tipos",
	booktitle = "Atas do V Congresso Português de Sociologia. Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção",
	year = "2004",
	editor = "Associação Portuguesa de Sociologia",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "7-15",
	publisher = "Associação Portuguesa de Sociologia",
	address = "Braga",
	organization = "Associação Portuguesa de Sociologia",
	url = "https://aps.pt/pt/atas-v-congresso/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Da topologia à tipologia de culturas: Uma proposta de definição de tipos
T2  - Atas do V Congresso Português de Sociologia. Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção
AU  - Carvalho, H.
PY  - 2004
SP  - 7-15
CY  - Braga
UR  - https://aps.pt/pt/atas-v-congresso/
AB  - Este trabalho tem por objectivo principal a apresentação de uma proposta metodológica para construir tipologias, privilegiando-se, a montante, a identificação dos perfis dos diferentes tipos. Parte-se de uma concepção de perfis baseada numa abordagem multidimensional. Isto significa que cada perfil é sustentado por uma combinação de múltiplos indicadores, que interessa analisar num contexto de análise relacional. A par da complexidade decorrente de ter de operar com uma multidimensionalidade de tipo estrutural – necessária à análise relacional – vai ainda considerar-se que muitos desses indicadores poderão ser de natureza qualitativa o que, aliás, é muito habitual designadamente no contexto das ciências sociais.
Para concretizar um procedimento metodológico susceptível de formalizar sistemas de classificação, cuja configuração é ela própria sugerida (ou confirmada) pela análise dos dados, vai propor-se a articulação entre a Análise de Correspondências Múltiplas e a Análise de Clusters.
O enfoque temático aqui privilegiado para ilustrar as potencialidades decorrentes da continuidade entre os dois métodos de análise de dados é o espaço simbólico. A Análise de Correspondências Múltiplas vai viabilizar a descrição e a identificação das diferentes configurações simbólico-culturais – as quais são sustentados por uma estrutura multifacetada de indicadores qualitativos – para, em seguida, e através da Análise de Clusters, se proceder à definição efectiva dos diferentes tipos de culturas.
ER  -