Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Farias, A., Trigueiros, D. & Ferreira, L. F. (2015). A utilização do Uniform System of Accounting for the Lodging Industry (USALI) em Portugal: o caso do Algarve. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión. 13 (26)
Exportar Referência (IEEE)
A. R. Farias et al.,  "A utilização do Uniform System of Accounting for the Lodging Industry (USALI) em Portugal: o caso do Algarve", in Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión, vol. 13, no. 26, 2015
Exportar BibTeX
@article{farias2015_1730762692859,
	author = "Farias, A. and Trigueiros, D. and Ferreira, L. F.",
	title = "A utilização do Uniform System of Accounting for the Lodging Industry (USALI) em Portugal: o caso do Algarve",
	journal = "Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión",
	year = "2015",
	volume = "13",
	number = "26",
	url = "http://www.observatorio-iberoamericano.org/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - A utilização do Uniform System of Accounting for the Lodging Industry (USALI) em Portugal: o caso do Algarve
T2  - Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión
VL  - 13
IS  - 26
AU  - Farias, A.
AU  - Trigueiros, D.
AU  - Ferreira, L. F.
PY  - 2015
SN  - 1696-294X
UR  - http://www.observatorio-iberoamericano.org/
AB  - Este estudo tem por objetivo caracterizar o Uniform System of Accounts for the Lodging Industry (USALI) e analisar a sua utilização nos hotéis em Portugal, tendo por base uma amostra constituída por unidades de quatro e cinco estrelas do Algarve, a principal região turística portuguesa. Com origem nos EUA, o sistema uniforme, editado pela primeira vez em 1926 e atualmente na 11.ª edição, é a norma contabilística para o setor hoteleiro com maior aceitação a nível mundial, pois permite estruturar a informação contabilística de forma a apoiar a tomada de decisão da gestão, assegurando a comparabilidade e possibilitando análises de benchmarking. Começa-se por descrever a teoria subjacente ao USALI, seguindo-se uma revisão dos estudos empíricos que investigam a sua utilização. Depois, dá-se a conhecer o grau de adoção do USALI nas unidades hoteleiras do Algarve, os motivos subjacentes à sua não utilização, o responsável pela adoção do USALI na unidade e a sua importância comparativamente a outros normativos. Por fim, utilizando a abordagem contingencial, procura-se identificar fatores contextuais que influenciam a adoção do USALI nas unidades hoteleiras. Os dados foram recolhidos através de um questionário dirigido aos responsáveis financeiros de 66 hotéis (taxa de resposta: 74,2%), utilizando o método de recolha presencial. Os resultados revelam uma taxa de adoção do USALI de 50%. A categoria da unidade e a organização do sistema de contabilidade de gestão por parte de recursos externos (consultora de gestão, empresa de informática, profissional liberal) influenciam a adoção deste plano setorial. Este estudo dá a conhecer com profundidade aspetos relacionados com a utilização do USALI nos hotéis do Algarve (Portugal), contribuindo para ampliar o conhecimento sobre a adoção e aceitação do USALI.
ER  -