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Álvares, C (2012). Discursos do exótico nas revistas femininas: uma análise dos ‘outros’ do Pós-Feminismo. Comunicação e Sociedade. 21, 151-163
M. C. Álvares, "Discursos do exótico nas revistas femininas: uma análise dos ‘outros’ do Pós-Feminismo", in Comunicação e Sociedade, no. 21, pp. 151-163, 2012
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TY - JOUR TI - Discursos do exótico nas revistas femininas: uma análise dos ‘outros’ do Pós-Feminismo T2 - Comunicação e Sociedade IS - 21 AU - Álvares, C PY - 2012 SP - 151-163 SN - 1645-2089 DO - 10.17231/comsoc.21(2012).706 UR - http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/706 AB - Tendo como meta a compreensão das estratégias discursivas empregues na construção de uma identidade feminina normativa através da naturalização e reforço de estereótipos relativos à alteridade, procurou-se, no presente artigo, aplicar a Análise Crítica do Discurso a uma selecção de artigos que abordassem o tema do exotismo, artigos esses retirados às revistas Cosmo e Máxima, durante o período que se estende entre Março de 2008 e Março de 2009. Após a análise linguística dos traços, características e qualidades associados ao exótico na tentativa de construção de uma imagem de feminilidade que seja apelativa ao consumo, iremos questionar-nos acerca do modo como o discurso de género articulado pelas revistas em torno de práticas de consumo baseadas no exotismo se entrelaça com o paradigma pós-feminista. De que forma é que o ênfase no bem-estar pessoal, como resultado directo de uma responsabilidade individual e não colectiva, contribui para propagar uma ideologia neo-liberal assente no individualismo e exaltação da liberdade de escolha, indelevelmente associados à cultura de consumo capitalista? ER -