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Fonseca, A. M., Diz, H. M. & Dos-Santos, M. (2016). O crowdfunding como financiamento do jornalismo de investigação em Portugal. Palabra Clave. 19 (3), 893-918
A. M. Fonseca et al., "O crowdfunding como financiamento do jornalismo de investigação em Portugal", in Palabra Clave, vol. 19, no. 3, pp. 893-918, 2016
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TY - JOUR TI - O crowdfunding como financiamento do jornalismo de investigação em Portugal T2 - Palabra Clave VL - 19 IS - 3 AU - Fonseca, A. M. AU - Diz, H. M. AU - Dos-Santos, M. PY - 2016 SP - 893-918 SN - 0122-8285 DO - 10.5294/pacla.2016.19.3.9 UR - http://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/issue/view/236 AB - O presente artigo analisa o crowdfunding aplicado ao jornalismo de investigação como alternativa aos modelos tradicionais de fnanciamento jornalístico em Portugal. O principal objetivo é inferir sobre as potencialidades de desenvolvimento do crowdfunding como fnanciamento do jornalismo de investigação português. Para esse efeito, com base em investigação empírica, contextualiza-se o crowdfunding, analisam-se as causas e as consequências do decréscimo acentuado do jornalismo de investigação português, bem como os seus impactos, e analisa-se, com base na metodologia estudo de caso, uma plataforma portuguesa dedicada a acolher projetos jornalísticos. Como principais resultados, salientam-se a ainda incipiente capacidade empreendedora dos jornalistas em Portugal e a necessidade futura dos seus programas curriculares no ensino superior em Portugal incluírem unida des curriculares de economia e de empreendedorismo na sua formação académica ao nível de licenciatura mestrado e doutoramento, de forma a aumentar o potencial empreendedor do jornalista nos tempos atuais e de se desenvolver o jornalismo de investigação. ER -