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Silva, N. J. M. & Henriques, S. (2017). Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram. Journal of Learning Styles. 10 (19), 213-235
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N. J. Silva and S. A. Henriques,  "Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram", in Journal of Learning Styles, vol. 10, no. 19, pp. 213-235, 2017
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TY  - JOUR
TI  - Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram
T2  - Journal of Learning Styles
VL  - 10
IS  - 19
AU  - Silva, N. J. M.
AU  - Henriques, S.
PY  - 2017
SP  - 213-235
SN  - 2332-8533
UR  - http://learningstyles.uvu.edu/index.php/jls/index
AB  - Os estilos de aprendizagem significam que há muitas formas de aprender, o que incentiva os docentes a inovar e influencia o futuro da escola. Assim, as interações resultam em mudanças e inovações e constituem-se como liderança, o que desafia a visão tradicional em que os líderes formais determinam o futuro e o caminho para aí chegar. Isto traduz um sistema complexo (muitos agentes em interação) que se adapta em função dos estímulos que os alunos colocam, o que aconselha a que se reflita sobre as consequências da complexidade das escolas e aprendizagem na gestão e liderança educacional. São apresentadas as caraterísticas dos sistemas adaptativos complexos e discutidas as consequências da variabilidade e complexidade na liderança e documentos e processos estruturantes das organizações educativas. As conclusões sugerem que a pesquisa nestas áreas, à luz da teoria da complexidade, pode concorrer para que a organização das escolas favoreça os docentes que buscam adaptar-se aos estilos de aprendizagem. 
ER  -