Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Coelho, J. V. (2016). Como se não houvesse amanhã: Do trabalho numa organização start-up. In Urze, P.,  Serrano, M. M., e Assunção, F. (Ed.), II International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations and Work (ISSOW) - Work, professions and organizations: Tensions, paths and public policies. (pp. 76-90). Lisboa: Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (APSIOT).
Exportar Referência (IEEE)
J. V. Coelho,  "Como se não houvesse amanhã: Do trabalho numa organização start-up", in II Int. Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations and Work (ISSOW) - Work, professions and organizations: Tensions, paths and public policies, Urze, P.,  Serrano, M. M., e Assunção, F., Ed., Lisboa, Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (APSIOT), 2016, pp. 76-90
Exportar BibTeX
@inproceedings{coelho2016_1713550992013,
	author = "Coelho, J. V.",
	title = "Como se não houvesse amanhã: Do trabalho numa organização start-up",
	booktitle = "II International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations and Work (ISSOW) - Work, professions and organizations: Tensions, paths and public policies",
	year = "2016",
	editor = "Urze, P.,  Serrano, M. M., e Assunção, F.",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "76-90",
	publisher = "Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (APSIOT)",
	address = "Lisboa",
	organization = "FCT NOVA",
	url = "http://www.apsiot.pt/index.php/publicacoes"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Como se não houvesse amanhã: Do trabalho numa organização start-up
T2  - II International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations and Work (ISSOW) - Work, professions and organizations: Tensions, paths and public policies
AU  - Coelho, J. V.
PY  - 2016
SP  - 76-90
CY  - Lisboa
UR  - http://www.apsiot.pt/index.php/publicacoes
AB  - No contexto nacional, perante os relatos de sucesso efervescente, a referência a uma organização start-up, define, no momento presente, em termos mediáticos e institucionais, uma amenidade, uma platitude, correlativa do louvor dos seus méritos como factos consumados, anódinos, salvíficos.
Este louvor tem deixado pouca margem para questionamentos de natureza sociológica. O presente artigo toma por objectivo, a este propósito, a assumpção de uma perspectiva particular de problematização do fenómeno start-up, em termos sociais e organizacionais. Trata-se de um modo de ver que equaciona as implicações da natureza temporária da organização start-up, de uma concepção de tempo específica, que valoriza o tempo como recurso finito, e a start-up como forma organizacional de duração (temporalmente) limitada. 
Apresenta-se como suporte empírico uma narrativa constituída a partir de um conjunto de observações tomadas no decurso de uma pesquisa de natureza longitudinal, numa das organizações start-up portuguesas que maior crescimento (e visibilidade) tem conhecido nos últimos três anos. Como efeito de uma concepção linear do tempo no plano das relações mantidas na e com a organização start-up, regista-se, em termos empíricos, um foco (discursivo) na acção, no presente imediato, na constituição contínua de um sentido de urgência. Registam-se, igualmente, em sentido próximo, um conjunto de quase-interditos (discursivos), apensos à ausência de referência(s) à finitude da duração da start-up enquanto instituição, à pouco provável existência de um futuro partilhado entre os indivíduos, à secundarização da importância e das implicações do conflito interpessoal. 
Neste contexto, considera-se que a organização start-up delimita um contexto particularmente fecundo de incorporação acrítica da assumpção da transitoriedade contemporânea como novo normal, evidenciando-se, deste modo, a necessidade de ampliar o âmbito das perspectivas de análise disponíveis para referir e interrogar um fenómeno, em si mesmo relevante, para uma putativa recomposição das práticas que enformam a actividade económica nacional.

ER  -