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Augusto, F. R. & Barriga, A. C. (2017). Do consumo à apropriação dos MMORPGs . Comunicação Pública. 12 (22)
F. R. Augusto and A. D. Barriga, "Do consumo à apropriação dos MMORPGs ", in Comunicação Pública, vol. 12, no. 22, 2017
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TY - JOUR TI - Do consumo à apropriação dos MMORPGs T2 - Comunicação Pública VL - 12 IS - 22 AU - Augusto, F. R. AU - Barriga, A. C. PY - 2017 SN - 1646-1479 DO - 10.4000/cp.1359 UR - http://cp.revues.org/1359 AB - Este artigo visa identificar e caracterizar algumas das grandes mudanças que têm conduzido à necessidade de (re)pensar o papel do jogador face a videojogos como os Massively Multiplayer Online Role Playing Games (MMORPGs). Partindo da crítica ao conceito de círculo mágico e tendo por base os diversos contributos teóricos de quem concebe os MMORPGs como um espaço de negociação que aproxima produtores de consumidores (Jenkins, 2006; Steinkuehler, 2006; Klevjer, 2008; Consalvo, 2009; entre outros), pretende-se demonstrar a moldagem a que este tipo de jogos estão sujeitos, particularmente o videojogo World of Warcraft. Para tal, e tendo por base uma análise a um fórum de discussão do videojogo em questão, procura-se evidenciar as situações em que a negociação da realidade de jogo esteja presente. Por fim, apresenta-se uma proposta que sistematiza as contribuições teóricas e estrutura o processo que estará na base da moldagem dos MMORPGs. ER -