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Albuquerque, Adriana, Seabra, T. & Roldão, C. (2016). Dissertação de Mestrado. Avaliação externa das aprendizagens e desigualdades educativas. Estudo de caso numa escola da Grande Lisboa.
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A. A. Campos et al.,  "Dissertação de Mestrado", in Avaliação externa das aprendizagens e desigualdades educativas. Estudo de caso numa escola da Grande Lisboa, 2016
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TY  - GEN
TI  - Dissertação de Mestrado
T2  - Avaliação externa das aprendizagens e desigualdades educativas. Estudo de caso numa escola da Grande Lisboa
AU  - Albuquerque, Adriana
AU  - Seabra, T.
AU  - Roldão, C.
PY  - 2016
UR  - http://hdl.handle.net/10071/12664
AB  - Apresentamos neste trabalho um estudo comparativo da evolução das distâncias nos resultados, e das diferenças na inserção escolar, entre alunos com diferentes origens sociais e trajetos escolares, em contexto de exame nacional e de provas de aferição. Sabe-se que, quando confrontadas com pressões competitivas às quais estão associados mecanismos de punição/recompensa, as escolas tendem a intensificar estratégias que consistem em métodos de ensino-aprendizagem e agrupamento de alunos de acordo com os seus níveis de desempenho escolar e características sociais, que se materializam em resultados mais desiguais, maior seletividade e em processos de estratificação escolar. Na abordagem metodológica adotada, o estudo de caso, pudemos combinar diferentes técnicas de observação numa escola básica na periferia da AML, com particular enforque nas provas de avaliação externa do 6º ano nos anos letivos de 2009/10 (provas de aferição) e 2014/15 (exames nacionais). Realizou-se uma análise predominantemente quantitativa, onde se compararam os resultados escolares, os níveis de participação nas provas externas e as taxas de retenção nos dois períodos temporais, tendo sido complementada com uma entrevista semidiretiva ao diretor do agrupamento de escolas em estudo, para além da observação participante que decorreu durante um período de visitas regulares à escola-sede do agrupamento. Os resultados apontam para uma intensificação, com o exame nacional, das desigualdades sociais nas classificações na escola em estudo. Seria, contudo, importante aprofundar esta pesquisa por forma a captar melhor como se constituíram especificamente estas dinâmicas de desigualdade. Verifica-se ainda uma intensificação e antecipação da seletividade escolar com o exame nacional, pelo aumento da retenção no 5º ano e das faltas ao exame nacional, bem como pela introdução de cursos vocacionais no 2º ciclo.
ER  -