Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Simões, F. & Alarcão, M. (2011). Avaliação da motivação intrínseca na aprendizagem: validação de duas escalas para crianças e adolescentes. Psico-USF. 16 (3), 265-273
F. A. Simões and M. Alarcão, "Avaliação da motivação intrínseca na aprendizagem: validação de duas escalas para crianças e adolescentes", in Psico-USF, vol. 16, no. 3, pp. 265-273, 2011
@article{simões2011_1732207037851, author = "Simões, F. and Alarcão, M.", title = "Avaliação da motivação intrínseca na aprendizagem: validação de duas escalas para crianças e adolescentes", journal = "Psico-USF", year = "2011", volume = "16", number = "3", doi = "10.1590/S1413-82712011000300003", pages = "265-273", url = "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=en&nrm=iso" }
TY - JOUR TI - Avaliação da motivação intrínseca na aprendizagem: validação de duas escalas para crianças e adolescentes T2 - Psico-USF VL - 16 IS - 3 AU - Simões, F. AU - Alarcão, M. PY - 2011 SP - 265-273 SN - 1413-8271 DO - 10.1590/S1413-82712011000300003 UR - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=en&nrm=iso AB - O objetivo do presente trabalho é proceder à adaptação e validação de duas escalas breves de avaliação da motivação na aprendizagem: a Escala de Escolha Percebida na Aprendizagem e a Escala de Competência Percebida na Aprendizagem. O estudo abrangeu 510 participantes, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos. Após a análise exploratória de dados, o trabalho envolveu a avaliação da consistência interna, sucedida de uma análise fatorial exploratória de ambas as escalas. Foram estudadas, também, a sua validade convergente, bem como a sua estabilidade temporal. Foi ainda realizada uma análise diferencial dos resultados quanto às variáveis gênero e ano de escolaridade. Os instrumentos revelam valores moderados a elevados no nível da consistência interna e estruturas unidimensionais à semelhança das versões originais em língua inglesa. Confirmam-se, também, várias das hipóteses colocadas quanto à sua validade convergente. Estudos adicionais relativamente à estabilidade temporal desses instrumentos parecem ser pertinentes. ER -