Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Simões, F. & Alarcão, M. (2011). Avaliação da motivação intrínseca na aprendizagem: validação de duas escalas para crianças e adolescentes. Psico-USF. 16 (3), 265-273
Exportar Referência (IEEE)
F. A. Simões and M. Alarcão,  "Avaliação da motivação intrínseca na aprendizagem: validação de duas escalas para crianças e adolescentes", in Psico-USF, vol. 16, no. 3, pp. 265-273, 2011
Exportar BibTeX
@article{simões2011_1732207037851,
	author = "Simões, F. and Alarcão, M.",
	title = "Avaliação da motivação intrínseca na aprendizagem: validação de duas escalas para crianças e adolescentes",
	journal = "Psico-USF",
	year = "2011",
	volume = "16",
	number = "3",
	doi = "10.1590/S1413-82712011000300003",
	pages = "265-273",
	url = "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=en&nrm=iso"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Avaliação da motivação intrínseca na aprendizagem: validação de duas escalas para crianças e adolescentes
T2  - Psico-USF
VL  - 16
IS  - 3
AU  - Simões, F.
AU  - Alarcão, M.
PY  - 2011
SP  - 265-273
SN  - 1413-8271
DO  - 10.1590/S1413-82712011000300003
UR  - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=en&nrm=iso
AB  - O objetivo do presente trabalho é proceder à adaptação e validação de duas escalas breves de avaliação da motivação na aprendizagem: a Escala de Escolha Percebida na Aprendizagem e a Escala de Competência Percebida na Aprendizagem. O estudo abrangeu 510 participantes, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos. Após a análise exploratória de dados, o trabalho envolveu a avaliação da consistência interna, sucedida de uma análise fatorial exploratória de ambas as escalas. Foram estudadas, também, a sua validade convergente, bem como a sua estabilidade temporal. Foi ainda realizada uma análise diferencial dos resultados quanto às variáveis gênero e ano de escolaridade. Os instrumentos revelam valores moderados a elevados no nível da consistência interna e estruturas unidimensionais à semelhança das versões originais em língua inglesa. Confirmam-se, também, várias das hipóteses colocadas quanto à sua validade convergente. Estudos adicionais relativamente à estabilidade temporal desses instrumentos parecem ser pertinentes.
ER  -