Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Simões, F. & Alarcão, M. (2011). A eficácia da mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovens. Educação e Pesquisa. 37 (2), 339-354
F. A. Simões and M. Alarcão, "A eficácia da mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovens", in Educação e Pesquisa, vol. 37, no. 2, pp. 339-354, 2011
@article{simões2011_1734953542622, author = "Simões, F. and Alarcão, M.", title = "A eficácia da mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovens", journal = "Educação e Pesquisa", year = "2011", volume = "37", number = "2", doi = "10.1590/S1517-97022011000200009", pages = "339-354", url = "http://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/" }
TY - JOUR TI - A eficácia da mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovens T2 - Educação e Pesquisa VL - 37 IS - 2 AU - Simões, F. AU - Alarcão, M. PY - 2011 SP - 339-354 SN - 1517-9702 DO - 10.1590/S1517-97022011000200009 UR - http://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/ AB - O presente artigo constitui uma revisão da literatura acerca da eficácia dos programas de mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovens. Para tal, procedeu-se a uma comparação entre as investigações empíricas mais significativas sobre o assunto. A partir dessa análise, é possível verificar que os resultados atribuídos a programas de mentoria são contraditórios e, tendencialmente, de magnitude reduzida. Diversas fragilidades metodológicas parecem afectar os resultados obtidos na maior parte dos trabalhos avaliados, entre as quais se destacam o tamanho reduzido das amostras e a inexistência de controlo experimental da variabilidade inerente aos sujeitos. A par das limitações metodológicas, a revisão de literatura efectuada permitiu ainda identificar variações importantes na estruturação dos próprios programas de mentoria escolar e uma ponderação inconsistente de variáveis definidoras de boas práticas. Todos esses factores parecem dificultar a obtenção de conclusões sólidas sobre a eficácia desse tipo de intervenção em meio escolar. A realização de mais estudos, com poder inferencial, sobre programas bem estruturados, um maior cuidado na definição dos planos de investigação e a consideração do professor como figura habilitada ao desempenho cumulativo das funções de mentor, ao contrário do que sucede em programas desenvolvidos em países anglo-saxónicos, são algumas das recomendações a seguir em futuras investigações sobre essa temática. ER -