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Simões, F. & Alarcão, M. (2011). A eficácia da mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovens. Educação e Pesquisa. 37 (2), 339-354
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F. A. Simões and M. Alarcão,  "A eficácia da mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovens", in Educação e Pesquisa, vol. 37, no. 2, pp. 339-354, 2011
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TY  - JOUR
TI  - A eficácia da mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovens
T2  - Educação e Pesquisa
VL  - 37
IS  - 2
AU  - Simões, F.
AU  - Alarcão, M.
PY  - 2011
SP  - 339-354
SN  - 1517-9702
DO  - 10.1590/S1517-97022011000200009
UR  - http://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/
AB  - O presente artigo constitui uma revisão da literatura acerca da eficácia dos programas de mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovens. Para tal, procedeu-se a uma comparação entre as investigações empíricas mais significativas sobre o assunto. A partir dessa análise, é possível verificar que os resultados atribuídos a programas de mentoria são contraditórios e, tendencialmente, de magnitude reduzida. Diversas fragilidades metodológicas parecem afectar os resultados obtidos na maior parte dos trabalhos avaliados, entre as quais se destacam o tamanho reduzido das amostras e a inexistência de controlo experimental da variabilidade inerente aos sujeitos. A par das limitações metodológicas, a revisão de literatura efectuada permitiu ainda identificar variações importantes na estruturação dos próprios programas de mentoria escolar e uma ponderação inconsistente de variáveis definidoras de boas práticas. Todos esses factores parecem dificultar a obtenção de conclusões sólidas sobre a eficácia desse tipo de intervenção em meio escolar. A realização de mais estudos, com poder inferencial, sobre programas bem estruturados, um maior cuidado na definição dos planos de investigação e a consideração do professor como figura habilitada ao desempenho cumulativo das funções de mentor, ao contrário do que sucede em programas desenvolvidos em países anglo-saxónicos, são algumas das recomendações a seguir em futuras investigações sobre essa temática.
ER  -