Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Cruz, A. R. & Costa, P. (2017). Turismo de Base Criativa: Uma Proposta Conceptual. 24th APDR Congress: Intellectual Capital and Regional Development: New landscapes and challenges for space planning.
Exportar Referência (IEEE)
A. R. Cruz and P. M. Costa,  "Turismo de Base Criativa: Uma Proposta Conceptual", in 24th APDR Congr.: Intellectual Capital and Regional Development: New landscapes and challenges for space planning, Covilhã, 2017
Exportar BibTeX
@misc{cruz2017_1768087840367,
	author = "Cruz, A. R. and Costa, P.",
	title = "Turismo de Base Criativa: Uma Proposta Conceptual",
	year = "2017",
	howpublished = "Digital",
	url = "http://www.apdr.pt/congresso/2017/index.html"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Turismo de Base Criativa: Uma Proposta Conceptual
T2  - 24th APDR Congress: Intellectual Capital and Regional Development: New landscapes and challenges for space planning
AU  - Cruz, A. R.
AU  - Costa, P.
PY  - 2017
CY  - Covilhã
UR  - http://www.apdr.pt/congresso/2017/index.html
AB  - Nos últimos anos o turismo tem obtido uma considerável atenção dos decisores políticos como actividade económica capaz de induzir impactos positivos nos territórios e nas comunidades receptoras, mesmo em contexto de abrandamento económico. Aos produtos turísticos mais tradicionais tem-se vindo a adicionar componentes ligadas ao aproveitamento de recursos patrimoniais, culturais e criativos, muitas vezes como ofertas complementares. A ideia de turismo criativo, que remete para a oferta de oportunidades aos visitantes para desenvolver o seu potencial criativo através da participação activa em cursos e experiências de aprendizagem, características do destino turísticos que visitam (Raymond e Richards, 2000), é uma abordagem introduzida e usada no âmbito académico mas que também está presente nos documentos estratégicos que têm definido as linhas orientadoras para o desenvolvimento de políticas públicas e para a aplicação dos fundos estruturais. Esta comunicação pretende debater o conceito de turismo criativo, sublinhando o seu potencial explicativo para compreender uma determinada forma de turismo e estruturar a intervenção para estimular as dinâmicas culturais e criativas. Partindo da revisão da literatura especializada no tema, a comunicação aponta os limites deste conceito, sugerindo em alternativa a noção de turismo de base criativa, que remete para uma prática turística direccionada para a criação artística e a co-criação ou acumulação de conhecimento de cariz estético e simbólico, que seja fortemente baseada numa imersão nas dinâmicas e atmosferas específicas de cada território, alavancando dessa forma o sector cultural e criativo local. A comunicação termina com uma reflexão sobre as implicações, em termos de políticas públicas, de se adoptar como referência a noção de turismo de base criativa, em vez de um conceito fechado e de abrangência mais limitada como o de turismo criativo, para o desenvolvimento estratégico de um destino turístico.
ER  -