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Bussotti, L. (2016). A representação da África na música italiana contemporânea: das primeiras experiências coloniais ao fascismo. CESContexto. 2 (14), 64-83
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L. Bussotti,  "A representação da África na música italiana contemporânea: das primeiras experiências coloniais ao fascismo", in CESContexto, vol. 2, no. 14, pp. 64-83, 2016
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TY  - JOUR
TI  - A representação da África na música italiana contemporânea: das primeiras experiências coloniais ao fascismo
T2  - CESContexto
VL  - 2
IS  - 14
AU  - Bussotti, L.
PY  - 2016
SP  - 64-83
SN  - 2192-908X
UR  - http://ces.uc.pt/publicacoes/cescontexto/?col=debates
AB  - Neste artigo aborda-se o tema das representações que a música italiana faz relativamente à África. A delimitação temporal tem, como termo a quo, as primeiras experiências coloniais italianas, nos finais do século XIX, e como termo ad quem o fim da experiência colonial fascista. Em termos metodológicos, privilegiou-se uma abordagem que considerasse o contexto histórico-cultural, para depois analisar o texto das canções mais relevantes. Não se tem dado demasiada importância à parte estritamente musical, uma vez que o mais interessante era, neste caso, procurar perceber a mensagem dos textos, e dai tentar deduzir o espírito duma época, transmitido mediante a música ligeira. O trabalho demonstra que as continuidades foram mais relevantes do que as inovações e rupturas na passagem da Itália liberal à fascista, no que diz respeito às representações que a música italiana tem vindo a fazer da África e do africano.
ER  -