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Schippling, A. (2017). Regulação global através de organizações educativas transnacionais: o exemplo do segmento das escolas internacionais na Grande Lisboa. VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro.
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A. Schippling,  "Regulação global através de organizações educativas transnacionais: o exemplo do segmento das escolas internacionais na Grande Lisboa", in VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2017
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TY  - CPAPER
TI  - Regulação global através de organizações educativas transnacionais: o exemplo do segmento das escolas internacionais na Grande Lisboa
T2  - VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
AU  - Schippling, A.
PY  - 2017
CY  - Aveiro
UR  - http://simposiooge.web.ua.pt/2017/wp-content/uploads/2017/05/210705_VIII-Simposio-OGE_Resumos_S.pdf
AB  - Sobretudo na área da Grande Lisboa, durante as últimas décadas, verificou-se  tanto  um  crescimento  como  uma  diversificação  do segmento  das  escolas  internacionais.  Essas  escolas  que  fazem maioritariamente parte do setor privado são determinadas por outras formas de regulação diferentes daquelas que caracterizam o sistema educativo nacional. 

As  organizações  educativas  transnacionais,  como,  por  exemplo, a International  Baccalaureate®  (IB)  e  a Cambridge  International Examinations (CIE) desempenham um papel crucial no contexto em questão. Relativamente às escolas internacionais em Portugal e às organizações  educativas  transnacionais  que  as  regulam  existe  um défice de investigação (e.g., Macedo, 2009). No que diz respeito à área de Lisboa, os estudos estão completamente ausentes. 

A proposta reage a esse défice e analisa, por um lado, a natureza organizativa e os conteúdos programáticos dessas organizações educativas transnacionais. Por outro, dedica-se à questão da influência regulativa dessas organizações no segmento das escolas internacionais na Grande Lisboa. Numa perspetiva teórica, a contribuição recorre a conceitos de investigação sobre transnacionalidade em torno da educação, como, por exemplo, o conceito de “transnational spaces of education” (Hayden, 2011). A contribuição baseia-se num design empírico-qualitativo que abrange uma análise dos websites das organizações transnacionais e entrevistas semidiretivas com a direção/administração das escolas internacionais na área da Grande Lisboa, que oferecem currículos/ diplomas do IB ou do CIE. 

No total, a contribuição visa abrir novas perspetivas para um segmento educativo, até agora, nunca estudado: as escolas internacionais na Grande Lisboa. Ao mesmo tempo, gere um conhecimento sobre novas formas de regulação no sistema educativo. 
ER  -