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Schippling, A. (2017). Regulação global através de organizações educativas transnacionais: o exemplo do segmento das escolas internacionais na Grande Lisboa. VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro.
A. Schippling, "Regulação global através de organizações educativas transnacionais: o exemplo do segmento das escolas internacionais na Grande Lisboa", in VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2017
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TY - CPAPER TI - Regulação global através de organizações educativas transnacionais: o exemplo do segmento das escolas internacionais na Grande Lisboa T2 - VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro AU - Schippling, A. PY - 2017 CY - Aveiro UR - http://simposiooge.web.ua.pt/2017/wp-content/uploads/2017/05/210705_VIII-Simposio-OGE_Resumos_S.pdf AB - Sobretudo na área da Grande Lisboa, durante as últimas décadas, verificou-se tanto um crescimento como uma diversificação do segmento das escolas internacionais. Essas escolas que fazem maioritariamente parte do setor privado são determinadas por outras formas de regulação diferentes daquelas que caracterizam o sistema educativo nacional. As organizações educativas transnacionais, como, por exemplo, a International Baccalaureate® (IB) e a Cambridge International Examinations (CIE) desempenham um papel crucial no contexto em questão. Relativamente às escolas internacionais em Portugal e às organizações educativas transnacionais que as regulam existe um défice de investigação (e.g., Macedo, 2009). No que diz respeito à área de Lisboa, os estudos estão completamente ausentes. A proposta reage a esse défice e analisa, por um lado, a natureza organizativa e os conteúdos programáticos dessas organizações educativas transnacionais. Por outro, dedica-se à questão da influência regulativa dessas organizações no segmento das escolas internacionais na Grande Lisboa. Numa perspetiva teórica, a contribuição recorre a conceitos de investigação sobre transnacionalidade em torno da educação, como, por exemplo, o conceito de “transnational spaces of education” (Hayden, 2011). A contribuição baseia-se num design empírico-qualitativo que abrange uma análise dos websites das organizações transnacionais e entrevistas semidiretivas com a direção/administração das escolas internacionais na área da Grande Lisboa, que oferecem currículos/ diplomas do IB ou do CIE. No total, a contribuição visa abrir novas perspetivas para um segmento educativo, até agora, nunca estudado: as escolas internacionais na Grande Lisboa. Ao mesmo tempo, gere um conhecimento sobre novas formas de regulação no sistema educativo. ER -