Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Maia, M. (2009). Representações e comportamentos em relação ao teste de diagnóstico do VIH/sida. IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Maia,  "Representações e comportamentos em relação ao teste de diagnóstico do VIH/sida", in IV Congr.o da Associação Portuguesa de Antropologia, Lisboa , 2009
Exportar BibTeX
@misc{maia2009_1711715364715,
	author = "Maia, M.",
	title = "Representações e comportamentos em relação ao teste de diagnóstico do VIH/sida",
	year = "2009"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Representações e comportamentos em relação ao teste de diagnóstico do VIH/sida
T2  - IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
AU  - Maia, M.
PY  - 2009
CY  - Lisboa 
AB  - A questão da adesão à prevenção do VIH/SIDA e ao sexo seguro pela população homossexual é a questão central deste contributo. 
Foram realizadas entrevistas semi-directivas a seis homens com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em zonas urbanas, nos distritos de Aveiro, Lisboa, Porto e Viseu. A abordagem combinou o método da bola de neve a partir da minha rede social e de contactos com associações LGBT, particularmente o GRIP-ILGA, no Porto, a Opus Gay, em Lisboa, e a Rede Ex-aequo, em Aveiro.
Conclui-se que os comportamentos sexuais de risco traduzem não raras vezes um acto de rebeldia contra os discursos normativos da prevenção, aquele que ordena o uso do preservativo e uma higiene de vida sã e regrada, e um desafio às regras do sexo seguro. A rejeição da prevenção exprime, por vezes, uma rejeição do discurso social dominante. Neste sentido, os discursos preventivos são melhor aceites e interiorizados se provierem do grupo a que o indivíduo sente pertencer. 

ER  -