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Rodrigues, M. L. (2017). Políticas públicas de ensino superior em Portugal (1911-2011). In Organización de Estados Iberoamericanos (OEI) (Ed.), La universidad reformada: Hacia el centenario de la reforma universitaria de 1918. Buenos Aires: EUDEBA.
M. D. Rodrigues, "Políticas públicas de ensino superior em Portugal (1911-2011)", in La universidad reformada: Hacia el centenario de la reforma universitaria de 1918, Organización de Estados Iberoamericanos (OEI), Ed., Buenos Aires, EUDEBA, 2017
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TY - CHAP TI - Políticas públicas de ensino superior em Portugal (1911-2011) T2 - La universidad reformada: Hacia el centenario de la reforma universitaria de 1918 AU - Rodrigues, M. L. PY - 2017 CY - Buenos Aires UR - https://www.eudeba.com.ar/Papel/9789502327914/La+universidad+reformada AB - Neste artigo promove-se uma análise das políticas públicas de ensino superior, em Portugal, no longo período de 1911 a 2011, com o objetivo de reconstituir a sua trajetória e identificar o seu impacto no sistema de ensino como hoje o conhecemos e tendo como base de informação os atos decisórios dos diferentes governos. As políticas de ensino superior, sobretudo nos últimos 40 permitiram democratizar o funcionamento e o acesso ao ensino superior. Contudo, persiste na sociedade portuguesa um elevado nível de desigualdade na preparação de base dos jovens, nas condições de acesso e de sucesso no ensino superior, bem como na qualidade dos seus percursos. Os mecanismos de controlo da procura e do acesso instituídos na democracia, como por exemplo, o numerus clausus e as propinas, constituíram-se como obstáculos a um alargamento mais amplo do ensino superior. ER -