Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Rodrigues, M. L. (2017). Políticas públicas de ensino superior em Portugal (1911-2011). In Organización de Estados Iberoamericanos (OEI) (Ed.), La universidad reformada: Hacia el centenario de la reforma universitaria de 1918. Buenos Aires: EUDEBA.
Exportar Referência (IEEE)
M. D. Rodrigues,  "Políticas públicas de ensino superior em Portugal (1911-2011)", in La universidad reformada: Hacia el centenario de la reforma universitaria de 1918, Organización de Estados Iberoamericanos (OEI), Ed., Buenos Aires, EUDEBA, 2017
Exportar BibTeX
@incollection{rodrigues2017_1713918970567,
	author = "Rodrigues, M. L.",
	title = "Políticas públicas de ensino superior em Portugal (1911-2011)",
	chapter = "",
	booktitle = "La universidad reformada: Hacia el centenario de la reforma universitaria de 1918",
	year = "2017",
	volume = "",
	series = " Educación y sociedad",
	edition = "",
	publisher = "EUDEBA",
	address = "Buenos Aires",
	url = "https://www.eudeba.com.ar/Papel/9789502327914/La+universidad+reformada"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Políticas públicas de ensino superior em Portugal (1911-2011)
T2  - La universidad reformada: Hacia el centenario de la reforma universitaria de 1918
AU  - Rodrigues, M. L.
PY  - 2017
CY  - Buenos Aires
UR  - https://www.eudeba.com.ar/Papel/9789502327914/La+universidad+reformada
AB  - Neste artigo promove-se uma análise das políticas públicas de ensino superior, em Portugal,
no longo período de 1911 a 2011, com o objetivo de reconstituir a sua trajetória e identificar o
seu impacto no sistema de ensino como hoje o conhecemos e tendo como base de informação
os atos decisórios dos diferentes governos. As políticas de ensino superior, sobretudo nos
últimos 40 permitiram democratizar o funcionamento e o acesso ao ensino superior. Contudo,
persiste na sociedade portuguesa um elevado nível de desigualdade na preparação de base
dos jovens, nas condições de acesso e de sucesso no ensino superior, bem como na qualidade dos seus percursos. Os mecanismos de controlo da procura e do acesso instituídos na democracia, como por exemplo, o numerus clausus e as propinas, constituíram-se como
obstáculos a um alargamento mais amplo do ensino superior. 
ER  -