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Bernardes, S. F. (2017). Integra I&E – promover a integração da investigação no ensino superior: o caso da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL. Lisboa. ISCTE-IUL.
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S. G. Bernardes,  Integra I&E – promover a integração da investigação no ensino superior: o caso da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL, Lisboa, ISCTE-IUL, 2017
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TY  - EDBOOK
TI  - Integra I&E – promover a integração da investigação no ensino superior: o caso da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL
AU  - Bernardes, S. F.
PY  - 2017
CY  - Lisboa
AB  - Esta obra consiste no relatório científico do projeto INTEGRA I&E. O INTEGRA I&E consistiu num projeto de investigação-ação, que, ao longo do biénio 2014/2016, visou a avaliar o hiato entre discursos e práticas de promoção da integração investigação no ensino (I&E) na Escola de Ciências Sociais e Humanas (ECSH) do ISCTE-IUL e, simultaneamente, estimular a construção coletiva e participada de estratégias que minimizassem este hiato. Foi desenvolvido por uma equipa de 7 docentes/investigadores, representantes de quatro áreas disciplinares presentes na ECSH (Antropologia, Economia Política, Psicologia e Sociologia) e 4 bolseiros de investigação. Em estreita colaboração, esta equipa multidisciplinar desenvolveu, em paralelo, três linhas de pesquisa complementares que visaram: (1) identificar e caracterizar as conceções, experiências e práticas de integração I&E e (2) reforçar e promover as práticas de integração I&E já existentes na ESCH (secção I). Partindo da triangulação de metodologias qualitativas e quantitativas, a primeira linha de pesquisa esteve centrada nas perceções e experiências dos discentes (secção II; capítulos 1 a 4), a segunda, nas perceções e práticas do corpo de docentes e investigadores (secção III, capítulos 4 a 8); e a terceira, nas experiências de uma Comunidade de Prática sobre integração I&E (secção VI). Esta obra apresenta uma descrição detalhada dos resultados científicos e das principais conclusões do projeto, que permitiram não só identificar os principais desafios futuros, mas também apresentar um conjunto de recomendações para promover a integração I&E ao nível da ECSH/ISCTE-IUL (secção V).
ER  -