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Tomé, M. R. (2010). A cidadania infantil na Primeira República e a tutoria da infância: a criação da Tutoria de Coimbra e do refúgio anexo. Revista de História da Sociedade e da Cultura. 10 (2), 481-500
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M. R. Tomé,  "A cidadania infantil na Primeira República e a tutoria da infância: a criação da Tutoria de Coimbra e do refúgio anexo", in Revista de História da Sociedade e da Cultura, vol. 10, no. 2, pp. 481-500, 2010
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TY  - JOUR
TI  - A cidadania infantil na Primeira República e a tutoria da infância: a criação da Tutoria de Coimbra e do refúgio anexo
T2  - Revista de História da Sociedade e da Cultura
VL  - 10
IS  - 2
AU  - Tomé, M. R.
PY  - 2010
SP  - 481-500
SN  - 1645-2259
UR  - http://chsc.uc.pt/publicacoes/revista-de-historia-da-sociedade-e-da-cultura/
AB  - Sob forte influência do debate internacional e com apoio político dos republicanos, a Lei de Protecção à Infância (LPI) de 1911, constitui uma referência para o avanço da cidadania infantil em Portugal. A criação da Tutoria da Infância e da Federação Nacional dos Amigos e Defensores das Crianças prometiam a aplicação de medidas preventivas e profiláticas para garantir a defesa dos direitos da criança. Contudo, era preciso um investimento maior e mais diversificado, acima de tudo, para enfrentar os problemas estruturais da sociedade portuguesa. Nos grandes centros urbanos as dificuldades das crianças e as suas famílias eram crescentes. Em Coimbra, a pobreza atingia também algumas das instituições de apoio social às crianças. A criação da Tutoria da Infância e do Refúgio anexo, foi então necessária à obra da assistência (ou tão só mais uma obra de assistência à criança em Coimbra).
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